Defesa de Dilma Rousseff diz ao TSE que há 'falhas' em perícias da PF e pede novas buscas

Tribunal apura se campanha presidencial de 2014 cometeu abuso de poder econômico; PF deflagrou operação e, após diligências em gráficas suspeitas, apontou irregularidades em pagamentos.

Fonte: G1

Comentários: (0)




A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff informou nesta terça-feira (7) ter encaminhado documento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no qual apontou "falhas" em perícias da Polícia Federal em empresas contratadas pela campanha presidencial de 2014 e pediu que sejam feitas novas diligências.


Procurada pelo G1, a Polícia Federal não se pronunciou sobre o assunto.


O tribunal apura, desde 2015, a pedido do PSDB, se a chapa formada por Dilma e Michel Temer cometeu abuso de poder econômico e recebeu dinheiro de propina oriunda do esquema de corrupção que atuou na Petrobras.


Em dezembro, a Polícia Federal deflagrou uma operação e realizou buscas nas gráficas Rede Seg, VTPB e Focal.


A suspeita é que as empresas não prestaram os serviços contratados e que os pagamentos foram desviados para outros fins - as gráficas tiveram os sigilos quebrados pela Justiça Eleitoral.


"A defesa de Dilma apontou que não foram considerados pelos peritos os documentos fiscais e de conhecimento de transporte que atestam, de forma inquestionavel, que todo o material produzido pelas graficas Focal, VTPB e Red Seg foi entregue e utilizado pela campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer", diz a nota da defesa de Dilma, assinada pelo advogado Flávio Caetano.


"Pleiteou a defesa de Dilma Rousseff ao TSE, que determine à Policia Federal esclarecer os pontos questionados, bem como requereu fossem feitas diligencias complementares em empresas subcontratadas", acrescentou Caetano.


Há cerca de duas semanas, o tesoureiro da campanha, Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara (SP), esteve no Palácio do Planalto e, questionado sobre o parecer da Polícia Federal, disse que todas as gráficas foram pagas por serviços prestados.


O que diz a defesa de Temer


Nesta segunda (6), os advogados do presidente Michel Temer também enviaram uma manifestação ao TSE sobre o processo e afirmaram que ele e o PMDB não têm responsabilidade sobre a contratação das gráficas.


No documento, a defesa de Temer pediu, ainda, que o caso seja analisado em ação penal, não eleitoral.


Íntegra


Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela defesa de Dilma:


DEFESA DE DILMA APONTA FALHAS DA PERICIA E DA POLICIA FEDERAL E PEDE NOVAS DILIGENCIAS AO TSE


Nos últimos dias 3 (sexta-feira) e 6 (ontem) de fevereiro, a defesa de Dilma Rousseff e da Coligação com a Força do Povo apresentou 2 petiçoes ao TSE apontando falhas na perícia contabil e no relatório feito pela Polícia Federal e pediu novas diligências.


Em relação aos trabalhos da perícia contábil, que ainda estão em andamento para que seja feita uma perícia complementar, a defesa de Dilma apontou que não foram considerados pelos Peritos os documentos fiscais e de conhecimento de transporte que atestam, de forma inquestionavel, que todo o material produzido pelas graficas Focal, VTPB e Red Seg foi entregue e utilizado pela campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer.


A defesa de Dilma Rousseff apresentou requerimento ao Min. Herman Benjamin do TSE para que os Peritos analisem os todos os documentos e façam os esclarecimentos necessários, além de solicitar que também sejam ouvidos, assim como os assistentes técnicos, em futura audiência.


No que se refere ao relatório feito pela Polícia Federal, a defesa de Dilma Rousseff levantou inúmeros exemplos de inconsistências sobre a matéria eleitoral, apontando que não foi considerado o valor exato pago pela campanha Dilma-Temer ( e sim toda a movimentação financeira das graficas - que envolve outros clientes, até o PSDB), além de desconsiderar a efetiva subcontratação de serviços por outras empresas.


Pleiteou a defesa de Dilma Rousseff ao TSE, que determine a Policia Federal esclarecer os pontos questionados, bem como requereu fossem feitas diligencias complementares em empresas subcontratadas (Grafitec, Margraf, Ultraprint, Vitalia, Paperman e CRLS) e colhidos os depoimentos de Rodrigo, Rogério e Edson Zanardo (da Red Seg), Beckembauer Rivelino (VTPB) e Carlos Cortegoso ( Focal).


Por último, sustentou a defesa de Dilma Rousseff ja estar demonstrado no processo, com ínumeros documentos, que as graficas produziram e entregaram todo o material contratado para a campanha de Dilma e Michel Temer e que eventuais questões referentes a estrutura societária, relações comerciais e trabalhistas, ou de engenharia tributária-fiscal das graficas periciadas devem ser objeto de ações autônomas, em instância própria, que não a Justiça Eleitoral.


Flávio Crocce Caetano

Palavras-chave: Chapa Dilma/Temer Campanha Eleitora 2014 Abuso de Poder Econômico Investigação Perícia PF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/defesa-de-dilma-rousseff-diz-ao-tse-que-ha-falhas-em-pericias-da-pf-e-pede-novas-buscas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid