Declaração de comandante da PM revolta OAB

O comandante da PM de Sergipe declarou publicamente que "a polícia faz o buraco, mas quem mata é Deus"

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (4)




A declaração pública do comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Mauricio C.I., de que "a Polícia faz o buraco, mas quem mata é Deus", revoltou os presidentes da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB (CNDH), Henri Clay Andrade e da Seccional da entidade em Sergipe, Carlos Augusto Monteiro.


"A declaração do coronel ofende à República constituída num Estado Democrático de Direito, cujos fundamentos, além da cidadania, é a dignidade da pessoa humana", disse o advogado Henri Claylogo, após o dirigente da Seccional sergipana afirmar que a partir do momento em que se prega que "bandido bom é bandido morto", está se desqualificando, desprestigiando todas as instituições, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Secretaria de Segurança, toda a sociedade e o próprio governo do Estado.


A declaração do coronel Iunes foi motivada após denúncias de um possível envolvimento da polícia militar na morte do adolescente Jonatha, ocorrida recentemente em Aracaju.


"Enquanto não houver uma resposta objetiva do resultado do caso Jonatha, sempre ficará a pergunta, a suspeita de que o adolescente foi executado naquela nefasta operação onde mais três pessoas foram assassinadas, conforme a polícia, numa troca de tiros", afirmou o presidente da Seccional da OAB-SE, Carlos Augusto Monteiro. E acrescentou o dirigente: "Até o momento, não há nenhum indício ou qualquer elemento mais consistente indicando que Jonatha seria de alta periculosidade, e se assim fosse, nenhum policial teria o direito de executá-lo".


Carlos Augusto criticou a ineficiência do Estado não apenas no combate à violência mas, também, na solução dos problemas da saúde, segundo ele, das crianças e adolescentes. "A cada dia são demonstrados números alarmantes e expressivos da superpopulação carcerária, cujos presídios são verdadeiros depósitos humanos, que estão longe de ressocializar o cidadão; pelo contrário, se transformam em verdadeiras universidades do crime, com cursos de graduação, pós graduação e PhD na arte do crime".

Palavras-chave: Declaração; Polícia militar; Ordem dos advogados; Morte; Direitos humanos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/declaracao-de-comandante-da-pm-revolta-oab

4 Comentários

Wagner maia policial04/09/2012 21:22 Responder

Não vou dizer que Coronel foi feliz em suas palavras mas o que me deixa revoltado e o fato de tantos pais de família perderem suas vidas nas mãos de criminosos inescrupulosos que não pensam duas vezes antes de enfiar uma bala na cabeça de alguém e nessas horas não aparece ninguém, nem OAB, nem Direitos Humanos nem Desumano.

Rejane Bastos advogada 05/09/2012 9:26

Concordo contigo.

Grasiela Antonangelo advogada 05/09/2012 12:16

Também concordo, mormente com a segunda parte, pois não raro, o policial é morto por bandidos com ataques de fuzil e o máximo que recebe é uma homenagem por ter morrido no exercício da função. A policia quando usa bombas para dispersar vândalos, é taxada de violenta. E o que é o bandido que usa fuzil para executar ?

arlete moraes costa bacharel05/09/2012 13:55 Responder

É muito triste quem perde um dos seus entes, pricipalmente pela mão de éspecies humanas será humana? É nem sei onde o amor não fala mais nos corações e Deus niguem quer saber em encontrar o endereço da morada eterna. Presidios é uma mazelas e cofecsões de dignidade humana será que o Brasil aprendeu falar mas não praticar o direitos humanos

Ramalho Projetista06/09/2012 15:53 Responder

Em primeiro lugar, tem que ser extinta o termo de ressocialização, e substituir por punição, ora os presos tem mais direito que alguém que trabalha, na roça, carvoaria, caminhoes de lixo, pescadores, êsses não sabem quando vão comer algo decente, o banho de sol é traballhando, não tem auxílio reclusão, não tem direitos nenhum, quanto aos presidio cheios, pouco importa para nós poís não estamos lá, somos pessoas de bem, honestas, eles um dia desfrutaram da mesma liberdade que temos, tudo que não presta devem ser extirpados da sociedade. A coletividade sobrepõe ao individual.

Fabiana Pereira Servidora Pública 30/10/2012 14:49

Lamentável!

Vanessa Advogada10/09/2012 12:42 Responder

SERGIPE É UM DOS LOCAIS MAIS VIOLENTOS DO BRASIL, SUPERANDO ATÉ O RIO DE JANEIRO. O POLICIAL PODE NÃO TER SE EXPRESSADO MUITO BEM, PORÉM, ESTÁ CERTÍSSIMO NO CONTEXTO. NA REALIDADE TO DE SACO CHEIO DE GENTE QUERENDO APARECER E FAZER POLÍTICA. BANDIDO BOM REALMENTE É BANDIDO MORTO. SOU ADVOGADA, PORÉM, NÃO COMPACTUO COM CERTAS ATITUDES DE ALGUNS COLEGAS, PRINCIPALMENTE DAQUELES QUE SE DIZEM DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS, MAS, NÃO MOVEM UMA PALHA QUANDO OCORRE O INVERSO.

Fabiana Pereira Servidora Pública 30/10/2012 14:51

Mais lamentável ainda!

Conheça os produtos da Jurid