Decisão paulista reconhece união estável entre mulheres

?Família não é mais sinônimo de casamento de um homem com uma mulher. Logo, no Estado Democrático de Direito todos têm o direito de se unirem em relações monogâmicas, independentemente da orientação sexual", defendeu o magistrado

Fonte: TJSP

Comentários: (1)




A 2ª Vara da Família e Sucessões de Pinheiros reconheceu união estável entre duas mulheres. A.L.S.N. e N.E. pretendiam o reconhecimento judicial do relacionamento para que N.E., que é estrangeira, conseguisse a renovação de visto de permanência no país.


Segundo o juiz Augusto Drummond Lepage, apesar de não haver lei que regule a união homoafetiva, a Constituição Federal autoriza o reconhecimento desse tipo de relacionamento como entidade familiar. “O preâmbulo da Constituição é expresso ao dispor que a sociedade brasileira é fundamentalmente fraterna, pluralista e sem preconceitos, sendo que os princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, ambos consagrados pelos artigos 1º, inciso III e 5º, inciso I da Carta também impõem uma interpretação ampliativa do texto constitucional a fim de assegurar às pessoas de orientação homossexual o mesmo tratamento legal dispensado aos de orientação heterossexual.”


O magistrado citou, ainda, a família que, de acordo com o artigo 226 da Constituição Federal, é a base da sociedade e tem proteção especial do Estado. “Família não é mais sinônimo de casamento de um homem com uma mulher. Logo, no Estado Democrático de Direito todos têm o direito de se unirem em relações monogâmicas, independentemente da orientação sexual.”


Com base nesses fundamentos, reconheceu a existência da união homoafetiva mantida entre elas.


 

Palavras-chave: União Homoafetiva; Reconhecimento; Homossexuais; Família; Estrangeira

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/decisao-paulista-reconhece-uniao-estavel-entre-mulheres

1 Comentários

SÍLVIA GUIMARÃES ADVOGADA18/01/2011 18:50 Responder

PARA AS PESSOAS MAIS VELHAS E CRIADAS SOB O CATOLICISMO A UNIÃO HOMOAFETIVA É UM ESCÂNDALO, PORÉM, SE ANALISARMOS A MANEIRA COMO OS HOMOSSEXUAIS MASCULINOS E FEMININOS ENCARAM SEUS RELACIONAMENTOS, NOTAREMOS QUE NADA MAIS SÃO DO QUE UMA GRANDE AMIZADE, CHEIA DE CARINHO, COMPREENSÃO, APOIO , AMOR, O QUE MUITAS VEZES SE TORNA DIFÍCEL ENTRE PESSOAS DE SEXOS DIFERENTES, PORQUE CADA UM FALA UMA LÍNGUA. IMPORTA É A VIDA HONESTA E O SENTIMENTO. O MAIS, É PURO PRECONCEITO.

Conheça os produtos da Jurid