Criança nascida de inseminação artificial caseira será registrada com nome das duas mães

A Decisão é da Justiça de SP.

Fonte: TJSP

Comentários: (1)




Duas mulheres que tiveram uma filha por meio de inseminação artificial caseira conseguiram na Justiça de SP direito de registrarem a criança com os nomes das duas mães.


A criança nasceu em agosto último, mas as mães foram impedidas no cartório de fazer o registro da filha com nomes de ambas. Procurada, a defensora pública Mariana Silva Galo Bertolami ingressou com uma ação declaratória de maternidade, apontando não haver, no ordenamento jurídico, qualquer norma que proíba a inserção de duas mães do registro de nascimento.


A defensora também citou provimento do CNJ que permite o registro de nascimento de filhos havidos por técnica de reprodução assistida, independentemente de autorização judicial, seja por casal heteroafetivo ou homoafetivo; além disso, o provimento também prevê a desnecessidade das duas pessoas presentes ao cartório, se o casal for casado ou viver em união estável (o que era o caso delas).


Igualdade


Na decisão, o juiz que analisou o caso apontou a jurisprudência dos Tribunais Superiores, pacificada no sentido de que é perfeitamente possível, no seio de uma família homoafetiva, os filhos – sejam biológicos de um dos cônjuges ou adotados – possuírem duas mães ou dois pais.


“A união homoafetiva, já reconhecida juridicamente, deve ser tratada com igualdade no que se refere aos direitos inerentes a qualquer união estável, visto que o objetivo é a concretização dos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Sendo assim, devem ser assegurados ao casal e à sua prole os mesmos direitos garantidos ao casal formado por um homem e uma mulher, e, ainda, no direito da criança de receber em seu registro de nascimento o nome de sua verdadeira família, no caso constituída de duas mães.”


O processo tramita em segredo de justiça.

Palavras-chave: Inseminação Artificial Registro Civil Duas Mães Ação Declaratória de Maternidade União Homoafetiva

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/crianca-que-nasceu-de-inseminacao-artificial-caseira-sera-registrada-com-nome-das-duas-maes

1 Comentários

Dador de esperma 05/10/2020 11:42 Responder

Infelizmente os custos para recorrer a uma clínica de inseminação artificial são muito elevados e no SNS espera-se anos :( Sou dador de esperma do Porto, Portugal e estou disponível para ajudar. Basta enviar email para dadordeesperma@protonmail.com. Não requer contacto a ideia é utilizar um kit próprio para inseminação. Tenho 29 anos, academicamente tenho um mestrado e estou bem profissionalmente. Não tenho qualquer vicio, tenho uma alimentação saudável faço exercício 4 vezes por semana. Não tenho quais problemas genéticos, alergias ou outras doenças (testes disponíveis). Tenho um espermograma que mostra que sémen tem uma excelente qualidade. Caso alguém precise de uma dador Basta enviar email. Boa sorte a todas que desejam ser mães.

Conheça os produtos da Jurid