Corregedora do CNJ alerta para portas de desmandos do Judiciário

Os precatórios, a distribuição dos processos e a realização de obras

Fonte: CNJ

Comentários: (8)




A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, alertou os presidentes dos tribunais de Justiça brasileiros para três questões que, segundo ela, são a porta de entrada dos desmandos no Judiciário: os precatórios, a distribuição dos processos e a realização de obras. “Peço atenção dos presidentes aos precatórios e à distribuição (de processos), bem como à realização de obras, que são as portas por onde entram os desmandos nos tribunais”, afirmou, durante a solenidade de abertura do 87º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, realizada em Salvador na noite desta quinta-feira.


A ministra reafirmou a vocação do CNJ e da Corregedoria Nacional como parceiros dos tribunais. “Estamos oferecendo uma parceria institucional com os tribunais para juntos fazermos um Brasil melhor”, disse. Eliana Calmon reforçou que, hoje, a tarefa do CNJ como órgão de sanção é bem menor do que sua missão de apoiar e fazer com que os tribunais superem suas dificuldades funcionais. “Os projetos da Corregedoria são para auxiliar os presidentes a atingirem as metas estabelecidas pelo CNJ”, afirmou.


Em seu discurso, a ministra também conclamou os dirigentes do Judiciário a não se intimidarem diante da imprensa e assinalou que é preciso calá-la apresentando resultados positivos. “A imprensa, que tanto pode nos criticar ou mesmo nos difamar, é nossa aliada para que a sociedade e nossos jurisdicionados tomem conhecimento dos resultados do nosso trabalho”, ressaltou. “Não se intimidem. Precisamos mostrar à Nação que temos um trabalho de qualidade”, acrescentou.

Palavras-chave: Judiciário; Desmando; Ministra; CNJ; Alerta; Imprensa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/corregedora-do-cnj-alerta-para-portas-de-desmandos-do-judiciario

8 Comentários

peter pan Filosofo14/05/2011 0:30 Responder

Uma pena a Corregedora dizer que é para o Judiciário não temer a imprensa...., quando deveria dizer que caber o judiciário em parceria com a impressa aprimorar o Estado Democrático de Direito para combater o tráfico de influência, o abuso de poder e a corrupção latente em nosso país que afeta o desenvolvimento econômico. Realmente uma pena!

Antônio Advogado14/05/2011 9:15 Responder

PARABÉNS A ILUSTRE CORREGEDORA MINISTRA ELIANA CALMON. ALÉM DAS TRÊS QUESTÕES ABORDADAS PELA MINISTRA, ACRESCENTO MAIS UMA, QUE FAZEM DO JUDICIÁRIO HÁ MUITOS ANOS A INSTITUIÇÃO DE MENOR CREDIBILIDADE SEGUNDO OPINIÃO POPULAR - TRATA-SE DA CORRUPÇÃO, EM SUAS DIFERENTES FORMAS, QUE AINDA ASSOLAM AS DECISÕES MONOCRÁTICAS E ATRAVÉS DE ALGUNS DESEMBARGADORES APOSENTADOS CHEGAM E CONTAMINAM OS TRIBUNAIS DE ORIGEM. EXCLUO OS AREÓPAGOS, PORQUE OS MESMOS NÃO REEXAMINAM PROVAS, MAS, ALGUMA COISA TEM QUE SER FEITA PARA QUE TUDO ISSO POSSA SER CORRIGIDO. MINISTRA ELIANA - PARABÉNS !!!.

Pedro Duarte Advogado14/05/2011 10:38 Responder

Parabens Corregedora! Vossa Excelencia, falou com maturidade, sabedoria e consciencia de se pode atraves do livre arbitrio profissional, fazer um brasil melhor.

Pedro Duarte Advogado14/05/2011 10:41 Responder

Corrigindo. Onde se le brasil, leia-se Brasil. Pedido de desculpas.

Vadislau Charczuk Bioticista, ambientalista, JUS-RESTAURISTA,21, POS-UNITI-UFRGS, CONSTITUCIONALISTA, SEC.POA, RESTING14/05/2011 17:52 Responder

PARABENS MINISTRA ELIANA!...MAS, UMA DAS ÁREAS HISTORICA E ESTATÍSTICAMENTE QUE MAIS CONCENTRAM ABUSOS DE PODER, ANARQUIA PROCESSUA-LISTICA, MAQUIAVELISMO, DESRE-PEITO AO ECA,O ART.227 DA CF, EST.IDOSO, GUARDA COMPARTI-LHADA, DIREITOS HUMANOS E A PRESERVAÇÃO DOS RELACIONAMEN-TOS BIOAFETIVOS (FAMILIA), QUE, AO INVÉS DE DILIGENCIAREM, JOGAM OS PAIS UNS CONTRA OS OUTROS - SEMPRE , QUANDO HÁ -\\\"PATRIMÔNIO\\\" A SER EXTORQUI-DO , USANDO-SE, OS FILHOS ,PARA LEILOAREM DESPACHOS MONO-CRÁTICOS \\\"ADMINISTRATIVOS-INCOMPETENTES, PROVISÓRIOS , QUE SE ETERNIZAM, REFORSSADOS POR FALSAS DENUNCIAS , CONSTRU-INDO-SE, ASSIM, UM \\\"IMPÉRIO DE \\\"CRIMES DE ALIENAÇÃO PAREN-TAL\\\", ETC...COLIMANDO C/A \\\"DISTI-TUIÇÃO DO PÁTRIO PODER, E, VEN-DA DOS FILHOS À \\\"HOMOAFETIVOS\\\" E/OU P/VENDA DE SEUS ÓRGÃOS!.-..DAÍ, OS \\\"ESTATUTOS\\\" TOTALMENTE DESRESPEITADOS P/QUEM DEVIA APLICÁ-LOS OBRIGATÓRIAMENTE! \\\"G R A V Í S S I M O\\\"!

luis felipe advogado16/05/2011 12:26 Responder

A iminente Corregedora ELIANA CALMON, dispensa apresentações. É consabida sua forma tenaz e proba no sentido da exaltação da ética e efetividade da prestação da tutela jurisdicional em todo o País. Todavia, aproveito o ensejo para dizer que me causa preocupação o fato de algumas decisões adotadas pelo CNJ até hoje estarem órfãs de efetividade, como é o caso da obrigatoriedade dos T.Js. através de suas corregedorias, empreenderem concursos públicos para sanar a vacância das serventias extrajudiciais, como só acontecer no RJ e BH, neste último caso, depois de quase 23 anos da promulgação da CF/88. SOCORRO CORREGEDORA!!!

Osmar Moacir empresário16/05/2011 20:56 Responder

Parabens à insigne Ministra, no entanto, não somente os tópicos por V.Exa. Comentados, tem muito mais, Se vier à Goiás, encontrará cobras e lagartos, e traficantes soltos por autoridade judiciária à vontade.

DIENE LIMA PROCURADORA17/05/2011 1:15 Responder

DESMANDO É UM JUIZ ACHAR QUE É DEUS ECONDENAR A UMA PENA DE 30 ANOS POR UM CRIME CAPITULADO NO ARTIGO 171 DO CP. QUE PAÍS E ESSE?

Conheça os produtos da Jurid