Comissão aprova obrigatoriedade de radares visíveis dia e noite

O Projeto de Lei 7519/10

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira (1º) o Projeto de Lei 7519/10, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE), que determina que os sensores de velocidade de veículos sejam pintados com listras amarelas e pretas, instalados em locais visíveis ao condutor durante o dia e identificáveis à noite por faixas reflexivas.


Atualmente, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é obrigatória apenas a existência de placas que informem a presença de fiscalização eletrônica nas vias.


Segundo o autor do projeto, a atual sinalização não é suficiente para identificar os locais exatos dos sensores, para comprovação da infração. “Muitos deles são mascarados, de difícil visualização, o que pode demonstrar  a intenção dos órgãos de trânsito de aplicar armadilhas para autuar os condutores”, afirma.


Para o relator, deputado Décio Lima (PT-SC), a identificação dos radares é necessária para cumprir o papel educativo da fiscalização e não para prevenir o condutor. "A proposta vai ao encontro de muitas iniciativas contra abusos de autoridade", afirmou.


Lima frisou que a preocupação de Cirilo com a transparência do processo de fiscalização de trânsito é justificada e que a pintura dos aparelhos de fiscalização é "plenamente admitida".


O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).


Tramitação


A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Palavras-chave: Projeto; Obrigatoriedade; Radares Visíveis; Sensores de Velocidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-aprova-obrigatoriedade-de-radares-visiveis-dia-e-noite

2 Comentários

Paulo Roberto advogado09/12/2010 14:38 Responder

\\\"...o que pode demonstrar a intenção dos órgãos de trânsito de aplicar armadilhas para autuar os condutores?. Um absurdo. Não é armadilha nenhuma. Seria armadilha se os motoristas não fossem avisados dos limites de velocidade. O que este projeto de lei quer é garantir que os maus motoristas continuem desrespeitando os limites de velocidade impunemente, pois quando o mau motorista sabe onde está o radar, ele diminui a velocidade naquele trecho, depois \\\"enfia o pé na tábua\\\" novamente.

JAM BB-Aposentado11/12/2010 15:43 Responder

Alteração justa, necessária e indispensável ao CTB.

Conheça os produtos da Jurid