Com avaliação negativa, servidor em estágio probatório pode ser exonerado

O servidor ajuizou ação de reintegração contra o município de Joinville, quando foi afastado, após responder a processo administrativo, com base em avaliação negativa de desempenho por seus superiores

Fonte: TJSC

Comentários: (2)




A 3ª Câmara de Direito Público do TJ confirmou sentença da comarca de Joinville e manteve a exoneração de D. S., aprovado em concurso público para o cargo de auxiliar de educador. Ele assumiu o cargo em 1999 e ajuizou a ação de reintegração contra o município de Joinville em 2001, quando foi afastado, após responder a processo administrativo, com base em avaliação negativa de desempenho por seus superiores.


O auxiliar atuava num abrigo e atendia aos educandos. A primeira avaliação de seu desempenho apontou notas razoáveis; porém, na segunda, todas os números foram iguais a zero. Aberto o procedimento administrativo, a coordenadora do abrigo apontou sérios problemas na condução dos trabalhos por parte do funcionário. O relatório indicou a ocorrência de brigas e falta de respeito no alojamento, além do fato de o servidor ser convocado duas vezes para discutir o método de trabalho e evitar as agressões verbais praticadas por ele.


O relator da matéria, desembargador Luiz Cézar Medeiros, observou que o próprio funcionário reconheceu ter havido o direito de defesa, no processo disciplinar dirigido pela Comissão Permanente, composta de três membros. “Na verdade, o que se depreende com clareza dos documentos encartados é que a exoneração do recorrente não resultou de um ato isolado, mas sim do desempenho comprometedor no exercício de suas funções. Esta é a principal finalidade do estágio probatório; não permitir a efetivação daqueles que não possuem as qualidades ou aptidão necessárias para o serviço público”, concluiu Medeiros.

 

Ap. Cív. n. 2010.067372-5

Palavras-chave: Cargo de Auxiliar de Educador; Avaliação Negativa; Processo Administrativo; Exoneração

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/com-avaliacao-negativa-servidor-em-estagio-probatorio-pode-ser-exonerado

2 Comentários

JONAS engenheiro02/12/2012 22:27 Responder

Sentença injusta, essas avaliações administrativas são amadoras, politicas e viciadas.. só um bom magistrado para captar a orquestração que a dentro destes orgão contra novos funcionarios que não se encaixam no podre sistema púplico de prefeituras com seus comissionados sedentos... coitado deste servidor... injustiçado

claudinei técnico em radiologia.14/08/2013 13:12 Responder

Esse sistema podre..servidor novato no cargo sofre com esses carniceiros do poder..sentença mais que injusta..na maioria das vezes as avaliações nem são feitas pelo superior imediato.

Conheça os produtos da Jurid