CNJ suspende promoção de juízes no Tribunal de Justiça do Amazonas

CNJ também determinou que o TJ-AM intime pessoalmente o magistrado para que ele conheça os argumentos utilizados pelo tribunal ao recusar seu nome

Fonte: UOL

Comentários: (0)




O plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou a suspensão do processo de promoção de juízes de 1ª para 2ª segunda entrância no TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas), após julgar parcialmente procedente o Procedimento de Controle Administrativo impetrado pelo juiz Luis Cláudio Cabral Chaves. O julgamento do caso ocorreu durante a 137ª Sessão Ordinária do CNJ, realizada na terça-feira (26/10).

 
O magistrado recorreu ao CNJ por considerar que foi prejudicado no processo de promoção por antiguidade. Apesar de ser o juiz mais antigo, o TJAM alegou que ele não atendia aos critérios necessários e recusou o nome do juiz para a referida promoção.


Ao avaliar parcialmente procedente o pedido do magistrado, o relator do caso, conselheiro Ney José de Freitas, justificou seu voto com base no artigo 93 da Constituição Federal — que determina que o "tribunal só poderá recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de 2/3 de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada a ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação".


Apesar de o TJ-AM ter cumprido as exigências relativas ao voto, na avaliação do conselheiro, o juiz não teve direito a ampla defesa. Para garantir o pronunciamento do magistrado, o Plenário acolheu o voto do relator e anulou a promoção da juíza Kathleen dos Santos Gomes.


O CNJ também determinou que o TJ-AM intime pessoalmente o magistrado para que ele conheça os argumentos utilizados pelo  tribunal ao recusar seu nome.  O juiz Luis Cláudio Cabral Chaves terá 15 dias para se manifestar após ter acesso aos autos. Somente após a defesa do magistrado e manifestação final do TJAM sobre o caso, o processo de promoção poderá prosseguir. 


Número do processo: PCA - 0005156-13.2011.2.00.0000


 

Palavras-chave: CNJ; Juízes; Justiça; Promoção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnj-suspende-promocao-de-juizes-no-tribunal-de-justica-do-amazonas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid