Centro de Estudos Judiciários do CJF amplia estratégia de aprendizagem virtual

A aprendizagem virtual ganha espaço cada vez maior na programação de ensino do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




A aprendizagem virtual ganha espaço cada vez maior na programação de ensino do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Conselho da Justiça Federal (CJF). A metodologia de educação a distância, pela qual os alunos recebem material didático, encaminham exercícios e trocam informações com o professor, e uns com os outros, via web, vem sendo adotada pelo CEJ/CJF, desde 1999. No entanto, o número de cursos on-line tem aumentado progressivamente e, nos próximos meses, a programação do CEJ/CJF inclui um curso de pós-graduação lato sensu, além de cursos técnicos e outros eventos de curta duração.

O primeiro curso de pós-graduação lato sensu a distância a ser promovido terá como tema o Direito Processual Público. Destinado exclusivamente a juízes federais e realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o curso tem início em 30 de agosto. "Para este ano também serão lançados os cursos de Qualidade de Vida no Trabalho e Direito Comunitário, além do 1º Seminário Virtual, iniciado ontem, 9", informa a secretária de Ensino do CEJ/CJF, Jaqueline Mello.

"A aprendizagem virtual vem causando forte impacto nas instituições, levando-as a reavaliar seus tradicionais centros de treinamento", observa Jaqueline Mello. Ela explica que essa metodologia, além das óbvias vantagens da redução de custos com treinamentos, tem-se mostrado muito eficaz no estímulo às pessoas para o aprendizado contínuo e para que elas se responsabilizem pelo processo de autodesenvolvimento. Além disso, a educação a distância favorece o compartilhamento do conhecimento organizacional e amplia a rede de relacionamentos do aluno.

O Seminário Virtual foi uma espécie de preparação dos alunos para a realidade do ensino a distância, esclarecendo sobre essa metodologia. O evento foi voltado, sobretudo, para as informações relativas à forma de realização do Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Público.

Também estão abertas até 15 de agosto, em www.cjf.gov.br, item "Eventos", as inscrições para o Curso on line de Língua Portuguesa, nível II. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha sido aprovado no nível I. A prioridade das inscrições nos cursos do CEJ/CJF é dos juízes federais e dos servidores da Justiça Federal de primeira e de segunda instâncias.

"A Educação a distância é a alternativa acertada do CEJ/CJF para atingir um maior número de participantes com baixo custo, em virtude de já possuir equipe treinada e sistema informatizado para gerenciar os cursos, que são desenvolvidos pelo próprio Conselho", ressalta a secretária de Ensino.

De acordo com ela, os cursos a distância do CEJ/CJF são promovidos via web e, caso sejam cursos informativos, com o intuito de reciclagem, ficam disponíveis aos alunos textos com exercícios de aprendizagem. A participação do professor é restrita às perguntas solicitadas. No caso dos cursos de aprimoramento ou especialização ficam à disposição textos para debate, bibliografias complementares e são utilizados listas e fóruns para discussão do tema, com interação do professor e do aluno. O CEJ/CJF mantém sempre monitores e equipe técnica para responder às dúvidas administrativas ou técnicas.

Jaqueline Mello anuncia que, para o próximo ano, estão sendo planejados outros cursos de especialização (pós-graduação lato sensu), possivelmente a respeito de temas como combate à lavagem de dinheiro e administração da Justiça. Também está sendo estudada a possibilidade de realização de cursos técnicos nas áreas dos Juizados Especiais Federais, Planejamento, Orçamento e Contabilidade Pública.

A primeira experiência de educação a distância do CEJ/CJF aconteceu em 1999, quando foi realizado o Curso on line ? Língua Portuguesa. Em seguida, o Centro de Estudos desenvolveu o Ciclo de Língua Portuguesa a distância, englobando dois cursos gramaticais e um de redação, atendendo a mais de cinco mil alunos, entre magistrados, servidores e comunidade interessada. A partir desse Ciclo foram lançados os cursos a distância de Ementas, Hermenêutica Jurídica e Indexação, ampliando-se neste semestre a programação de cursos on-line.

Roberta Bastos
imprensa@cjf.gov.br

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/centro-de-estudos-judiciarios-do-cjf-amplia-estrategia-de-aprendizagem-virtual

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid