CCJ vota hoje parecer contra recurso de Donadon

Recurso foi apresentado por Donadon na tentativa de reverter a decisão do conselho

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) se reúne hoje, às 14h30, para votar o parecer do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) sobre o caso do deputado afastado Natan Donadon (sem partido-RO). Em seu parecer, Zveiter defende que a CCJ rejeite o recurso apresentado por Donadon contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomendou a perda de mandato.


O recurso foi apresentado por Donadon no último dia 9, na tentativa de reverter a decisão do conselho. Enquanto o documento estiver em análise na CCJ, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados não poderá pautar o Plenário para votar o parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato de Donadon.


Histórico


Em junho, o deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. Ele nega as acusações. Donadon está preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.


Por causa dessa condenação, o deputado já havia sido alvo de outra representação (REP 20/13), desta vez na CCJ, que igualmente recomendou a perda de mandato. Em agosto, no entanto, o Plenário da Câmara absolveu o deputado de Rondônia, rejeitando o parecer da comissão. Logo após a absolvição, o PSB apresentou a Representação 22/13 ao Conselho de Ética.


Argumentos


No parecer entregue na última sexta (13), Zveiter afirma que o Conselho de Ética e os seus integrantes não contrariaram “norma constitucional, regimental ou do Código de Ética e Decoro Parlamentar”, e descartou os argumentos apresentados pela defesa de Donadon, que alega que o parlamentar foi alvo de duas representações (sendo uma na CCJ e outra no Conselho de Ética) pelo mesmo fato (a condenação pelo STF).

Palavras-chave: direito eleitoral natan donadon

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-vota-hoje-parecer-contra-recurso-de-donadon

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid