Cade investiga cartel em licitações de linhas de metrôs

Buscas foram autorizadas judicialmente devido à existência de indícios consistentes de formação de cartel

Fonte: MPF

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A Superintendência-Geral do Cade cumpriu nesta quinta-feira, 4, mandados de busca e apreensão na sede de 13 empresas localizadas em Brasília/DF e nas cidades paulistas de Diadema, Hortolândia e SP. A Operação Linha Cruzada, realizada em conjunto com a PF, integra as investigações de suposto cartel em licitação para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs.


As buscas foram autorizadas judicialmente devido à existência de indícios consistentes de formação de cartel. A investigação conduzida pela Superintendência-Geral do Cade teve início a partir de um acordo de leniência. Esse tipo de acordo permite que um participante de cartel denuncie a prática à autoridade antitruste e coopere com as investigações, em troca de imunidade administrativa e criminal.


O inquérito administrativo da Superintendência-Geral apura se as empresas participaram de diversos contatos e acordos anticompetitivos em licitações para metrôs e trens e sistemas auxiliares no Brasil. O conluio teria sido praticado de diversas formas, sempre com o objetivo de falsear a livre concorrência.


As supostas combinações ilícitas podem ter resultado em contratações com preços superiores àqueles praticados caso as empresas estivessem em um ambiente normal de concorrência. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, cartéis geram um sobrepreço estimado entre 10 e 20%. Esse tipo de conduta anticompetitiva, quando ocorre em licitações públicas, reduz a eficiência dos gastos públicos e gera lucros adicionais para as empresas cartelizadas.


Caso confirmados os indícios, será instaurado um processo administrativo. Ao menos as seguintes licitações teriam sido alvo do suposto cartel entre as empresas:


· Construção da Linha 5 (fase 1) do Metrô de São Paulo;


· Concorrências para a manutenção dos trens das Séries 2000, 3000, e 2100, da CPTM;


· Manutenção do Metrô do DF;


· Extensão da Linha 2 do Metrô São Paulo;


· Projeto Boa Viagem da CPTM, para a reforma, modernização e serviço de manutenção de trens;


· Concorrências para aquisição de carros de trens pela CPTM, com previsão de desenvolvimento de sistemas, treinamento de pessoal, apoio técnico e serviços complementares.

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