Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/busato-diz-que-e-lamentavel-pl-que-prega-fim-do-exame-de-ordem

29 Comentários

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:40 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

aderbal simões barreto membro do ministério público da bahia25/11/2005 23:51 Responder

Toda razão assiste ao digno Presidente Federal da OAB, Dr. Busato, com relação ao PL, que pretende acabar com o Exame de Ordem . Se fosse convertido em Lei (acho que o PL morrerá no nascedouro procedimental da Câmara de Deputados, pelo absurdo que encerra), as carreiras jurídicas seriam enormemente afetadas, com reflexos, até, concernentes à Democracia.

JOÃO Ananias MACHADO Aposentado26/11/2005 0:27 Responder

Por que a repetição tantas vezes do teu texto, Aderbal. Se não tens o que fazer, vai, pelo menos, estudar português, para não cometer erros, como no início do teu comentário, ao escrever: "Tem toda razão...", quando o correto é: "Tem toda a razão...".

MARCOS PAULO DA SILVA estudante de direito26/11/2005 3:59 Responder

AO MEU MODO DE PENSAR, COMCORDO COM O DEPUTADO, POIS HOJE QUEM FAZ O ADVOGADO NÃO É A FACULDADE E SIM O PROPRIO ESTUDANTE, COM O APREDIZADO DO DIA A DIA, AGORA O PRESIDENTE DA OAB VAI QUESTIONAR MESMO, SÃO 55.000 MIL FORNANDOS EM DIREITO POR ANO NO BRASIL SEGUNDO AS PESQUISAS, FAÇA ISTO VEZES O VALOR QUE É COBRADO PARA VER QUANTOS MILHÕES, OAB POI NO BOLSO, O MAIS CERTO SERIA A OAB DA UMA MANERADA NESTE EXAME.

MARCOS PAULO DA SILVA estudante de direito26/11/2005 4:02 Responder

AO MEU MODO DE PENSAR, COMCORDO COM O DEPUTADO, POIS HOJE QUEM FAZ O ADVOGADO NÃO É A FACULDADE E SIM O PROPRIO ESTUDANTE, COM O APREDIZADO DO DIA A DIA, AGORA O PRESIDENTE DA OAB VAI QUESTIONAR MESMO, SÃO 55.000 MIL FORNANDOS EM DIREITO POR ANO NO BRASIL SEGUNDO AS PESQUISAS, FAÇA ISTO VEZES O VALOR QUE É COBRADO PARA VER QUANTOS MILHÕES A OAB EMBOLSA, O MAIS CERTO SERIA A OAB DA UMA MANERADA NESTE EXAME.

yan pini advogado26/11/2005 5:17 Responder

Apoio plenamente a opinião do Presidente Busato. Creio que a oposição do PL ao Exame de Ordem demonstra um verdadeiro "não ter o que fazer" da politicalha em que já se transformou nosso país. Ou seja, seria melhor ficar calado do que querer aparecer inventando tão absurdas opiniões. Será que algum filho ou parente do político que está tentando excluir o Exame de Ordem não conseguiu passar no mesmo? Capacidade e conhecimento não é para qualquer um. O profissional do Direito deve ser capaz e ter conhecimento suficiente para continuar a alçar a bandeira da justiça. E se no futuro tivermos uma OAB sem capacidade para defender os direitos da nação? Estou indignado com essa bestial invenção.

yan pini advogado26/11/2005 5:56 Responder

Ah! E tem mais. Percebo claramente que o poder político vem tentando "cabrestar" a profissão de advogado, obviamente porque não é conveniente que o profissional do Direito seja legalmente livre para, no exercício de sua profissão, expor, além do conhecimento legal, suas opiniões sobre qualquer questão que vier a patrocinar, utilizando a base legal, ainda que seja contra o Estado. Ora, destitua a OAB do direito de exigir de seus membros conhecimento necessário ao exercício da advocacia e vamos ver no que vai se transformar esta "corte"...

bruno' advogado26/11/2005 13:03 Responder

Lamentável tal projeto de Lei deste deputado federal, deveria sim preocupar em eleborar projetos de lei e conseguir aprovação para outras áreas profissionais. Quanto a qualidade de ensino das faculdades cabe ao aluno analisar se realmente o ensino oferecido é de boa qualidade não podendo ainda esqueçer que cada um é responsável por sí mesmo cabendo assim o esforço individual para buscar seus sonhos e metas. Quanto ao valor de arrecadação com cada exame o estudante acima tem se esqueceu que o advogado paga anualmente a taxa da OAB, sendo assim a arrecadação com certeza seria mto maior do que os exames da OAB.....

sandra Silva Acadêmica de Direito26/11/2005 18:23 Responder

Descabe totalmente o PL do ilustre parlamentar paranaense. Na condição de acadêmica de Direito, por conveniência pessoal, poderia aplaudir tal procedimento em face de que a prova da OAB tem se tornado uma porta cujos ferrolhos são concedidos para abertura aos que vêem a carreira de advogado com paixão. O exame da Ordem é uma forma de colocar no exercício profissional quem realmente tem maior conhecimento técnico, pois advogar bem requer conhecimento formal, jurídico, filosófico e sociológico. Sem falar na psicologia jurídica que recém adentra alguns currículos mais vanguardistas. O advogado cuidade de vidas tanto quanto um profissional da medicina. Um erro e uma pessoa perde patrimônio, família, afetos, liberdade, direitos. Portanto, um advogado tem de ser ético, próbido, de grande capacidade objetiva e subjetiva, argumentador e sedutor na arte de peticionar, contestar e proceder defesas orais. Em futuro próximo vou ter de enfrentar a dura prova da Ordem, mas que permaneça, para bem da sociedade e do cidadão brasileiro, pois é no Direito que vamos buscar a enseada segura frente às tempestades dos desmandos. Atenciosamente, Sandra Silva - URCamp, Alegrete

Antonio Petrucci Advogado26/11/2005 20:24 Responder

Faço minhas as palavras do Ilustre Dr. Aderbal Simões Barreto, redigidas, aliás, em vernáculo escorreito e de forma elegante. As repetições de texto, que parecem não ser privilégio seu, certamente ocorrem de forma involuntária.

maria a. donofrio professora/ advogada26/11/2005 21:01 Responder

concordo com o P.L, quando se refere ao dinheiro; quanto ao exame gostaria apenas de salietar que não e o exame de ordem que vai fazer o bacharel ser(advogado) bom o ruim , mas sim a vontade e o caracter deste quanto ao servir a lei, o que deveria ser feito pela OAB, e atender melhor os anseio dos profissionais do direito, propondo cursos sem cobrar, pois ja se paga a anuidade mas com tudo gira entorno do dinheiro a ser recadado "incluindo os curso preparatorio para exame de ordem, que sem este como e que iriam sobreviver tudo e um grande negocio, exemplo bem simples e o do remedio mesmo tendo sido descoberto um serta medicação para cura de uma doença para esse conseguir atingir o sucesso tera que destronar varios o que fazer deixar morrer...

Decio Bueno Oficial Registrador27/11/2005 13:56 Responder

Concordo quanto a necessidade do exame em questao. O problema e que algumas seccionais vem fazendo dele uma reserva de mercado, nao permetindo assim que os mais jovens ingressem na carreira.

JOSE MARQUES advogado27/11/2005 15:02 Responder

concordo plenamente com o PL. Não é o exame de ordem o termômetro para indicar a qualidade profissional e sim o esforço e desempenho do mesmo em sua vida profissional. Quem seleciona o bom ou o ruim é o próprio mercado de trabalho - pois o profissional somente é procurado com indicação de outros clientes. A minha sugestão, para a continuidade dos exames de ordem é que haja a suspensão dos mesmos, por cinco anos e que a OAB estabeleça grade curricular única para todos os cursos de graduação em direito e, após isso, estabeleça prova única. Quanto às faculdades, é obrigação da OAB exigir fiscalizações ou ela própria fiscalizar - não pode o aluno, após cinco anos de curso, ser impedido do exercicio da atividade profissional sob a alegação de que seu curso foi deficiente. Cabe, ainda a OAB, se é que está preocupada com a qualidade do ensino, impedir a criação de faculdades deficitárias. Em Bauru tinhamos duas faculdades com cursos de direito e, neste ano, foram criadas mais três - agora temos cinco. Não podemos dizer que as novas serão deficitárias no ensino, porém, cinco para um único Município é demais. Alguma coisa passou desapercebida pela OAB.

Ismael Macedo de Almeida advogado e professor28/11/2005 12:22 Responder

Realmente é lamentável a proposta do deputado paranaense. Imaginemos daqui a dois anos o Brasil com mais de 900 IES, oferecendo o curso Direito sem o Exame da Ordem. É caminhar na contra-mão, levando-se em consideração que até o Conselho Federal de Medicina ja se pronunciou em adotar o Exame da Ordem a fim de qualificar melhor os profissionais de medicina. Penso que o referido projeto de lei não passa por falta de justificação social. E vamos torcer para isso.

Kennedy Ouverney Medeiros Corretor de Imoveis e Bacharel em Direito28/11/2005 13:38 Responder

Se os bons advogados são acolhidos pelo mercado, não vejo o mtivo desta prova. Curiosa a declaração do Presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-GO: 1ª) "O advogado precisa ter embasamento jurídico". 2ª) "Confesso que se eu fizesse a prova específica de uma área que não domino, certamente seria reprovado". Fica evidente que a Prova da OAB é uma prática de reserva de mercado. Temos vários pseudoadvogados com Inscrição na OAB que se servem de exelentes bachareis em direito na defesa de seus clientes. Obrigado Dr. Eládio Augusto Amorim, por me conceder uma cadeira a seu lado.

Wilma Souto Maior Pinto Advogada28/11/2005 20:22 Responder

No meu modesto ponto de vista a solução para a formação de profissionais competentes, na área de direito não é o "exame de órdem da OAB e sim, sem sombra de dúvida, ensinos básicos de boa qualidade, como o primeiro e segundo gráus e, após um curso preparatório igualmente bom, todos fornecidos pelo governo;gratuitamente para aqueles sem condição de pagar e remunerados para os que tem condição para tanto. Como é notório os bons cursos existentes na área de direito, à exemplo do Estado do RJ não são accessíveis a alunos pobres e nem mesmo aos da classe média, que precisam trabalhar para sua sobrevivencia. A um porque as aulas são ministradas quase sempre pela manha ,incompatível com o horário de trabalho e a dois, pela falta de dinheiro mesmo. Faculdades Públicas qualificadas, com fiscalização permanente, professores remunerados condignamente; isto sim é solução. O OAB poderia até, quem sabe, com a participação do Governo, instituir cursos preparatórios, com o objetivo de especialização dentro da classe, nas várias áreas do direito (pós graduação) a preços módicos e tambem gratúitos, conforme a necessidade. Então, após procederia a um exame, que substituiria o atual "de ordem". mas em caráter facultativo e não como condição "sine qua non" para o exercício da advocacia. Esse novo exame iria qualificar o profissional que receberia o título respectivo da OAB que, com certeza iria interessar muito mais e mobilizar muito até os atuais advogados que se interessam por algumas áreas específicas do direito. Tambem para efeito de concursos etc. Enfim, a continuar o exame de Ordem, deveria a OAB adotar um critério mais condizente com a realidade do ensino brasileiro,lembrando que em nossas faculdades doutrina e jurisprudencia não são devidamente ensinadas; aliás essa matéria dada a sua complexidade, divergências, conflitos e tudo mais, não encontra espaço naquelas instituições para um a boa compreensão,só no exercício da advocacia, na prática e que temos a oportunidade de assimilá-las. Os números falam por sí. Vejam o percentual dos aprovados nos exames de ordem, de todo o país.! Vejam ainda as questões susceptíveis de dúvidas, como à exemplo do instituto de nulidade, que constou do último exame no Rio de Janeiro, que é uma questão altamente complexa, com várias doutrinas controvertidas ! Imaginem a cabeça do candidato , diante desse impasse!. Repito, a continuar, esse programa deveria ser submetido a séria e rigorosa consideração.

Leandro Macário Estagiário de Direito28/11/2005 15:06 Responder

Queria ver o nosso ilustre Presidente da OAB fazer o exame de ordem. Sou estagiário e tenho certeza de que tenho mais conhecimento no ramo do direito do que muitos profissionais da área. O Exame da Ordem é simplesmente uma forma de auferir recursos!!!

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)28/11/2005 19:31 Responder

Desculpe Sr. Dr. Advogado e professor Ismael Macedo, mas com certeza não irá o C.R.M. adotar o exame da Ordem!!! Por favor!!!(Que vergonha...) O exame da Ordem serve "porcamente" para gabaritar profissionais da area do "DIREITO" e não "MEDICINA"... Sr. Dr. Bruno, não cabe ao aluno analizar se realmente o ensino oferecido é de boa qualidade, isso é "OBRIGAÇÃO DO MEC E DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL", e não de pessoas que acabaram de concluir o ensino médio!!! Sr. Dr. Yan Pini, a verdadeira "CORTE" é a Ordem por fazer um exame absurdo e cobrar esse valor exorbitante para isso!!! "ROTA NA RUA E ABAIXO O EXAME DA ORDEM!!!"

Ademir Silva bacharel29/11/2005 1:03 Responder

Parabéns ao nobre Deputado, tens mil voto a seu favor, o seu projeto é de dar inveja a muitos que estão preocupado em perder a boquinha dos R$ 130,00, que multiplica por muito, vezes muito. Absurdo depois diz que é no PT que tem dessas coisas, hora vamos ser sinceros, um médico se forma faz residência, e sai operando qualquer um, esta tudo certo, ninguém questiona, se tiver errado paga com o prejuízo, da mesma forma seria o advogado que cometer algum erro terá que pagar, para que existe os conselhos não são para fiscalizar, então não tem problema algum, vamos ACABAR COM OS EXAMES DE ORDEM que na verdade são uma desordem, examinadores despreparados que fazem por fazer porque dizem que não recebem para isto, quem acredita, se um fiscal de exame ganha em média R$ 80,00, para ficar na sala auxiliando, e os outro não ganham, me engana que eu gosto. Chega vamos ser firme companheiros e vencer esta luta temos que acabar com isso, vamos unir para vencer senhores bacharéis e formandos, se unirmos já, venceremos, temos que lutar por esta independência, estagio já como os Dr. Médicos, vamos servir a nação a população precisa de nossos serviços, como os médicos fazem. Parabéns Sua Excelência Sr. Deputado MAX ROSEMANN (PMDB- PR). VAMOS SER FIRME COMPAHEIROS NÃO GASTE MAIS DINHEIRO. ABAIXO O EXAME DA ORDEM JÁ.

herbert de lima silva Aposentado29/11/2005 14:23 Responder

A verdade é que: a) Quem tá dentro chia por quê: 1) não quer pagar a taxa realmente exorbitante de R$130,00 por avaliação semestral; 2) os profissionais de outras carreiras não passam por este crivo; 3) os ex-juizes, ex-delegados, ex-promotores também não fazem exame da ordem; 4) aqueles que, foram admitidos antes da adoção do exame e mesmo os avaliados a mais tempo nunca mais o foram (a avaliação deveria ser periódica, se realmente pretende separar o joio do trigo); 5) as provas são diferentes em cada unidade da federação; 6) Não é função de Conselho avaliar os conhecimentos técnicos dos associados; 7) O exame viola o princípio do livre exercício da profissão (art. 5º, XIII da CF) regular e legalmente obtido. b) Quem está dentro chia por quê: 1) Ñ quer perder a fabulosa arrecadação com a taxa do exame; 2) porque o livre exercício da profissão, logicamente reduzirá a sua fatia do mercado; 3) acreditam que a prova da ordem ensina mais e aqueles aprovados são realmente os mais capazes e hábeis para exercer a advocacia, etc etc.; 4) que a atividade advocatícia e o bom (?) nome da classe estará comprometida se não for aplicada a prova de suficiência; 5) acreditam que a advocacia é mais importante e de maior responsabilidade que a medicina, engenharia e demais carreiras; 6) que a legitimação, a ética, a moral e a técnica virão com a aprovação no exame; Conclusão: O interesse é sempre o motor do sistema.

eucleres da rocha cordeiro comerciario01/12/2005 3:40 Responder

acho corretamente a atitude desse deputado em pedir o fim do exame da ordem, o preseidente da OAB critica tal atitude porque tenho plena certeza de que nem fez o referido exame, portanto se ele tivesse a necessidade de prestar tal exame nem passaria.

paulo advogado02/08/2009 10:46 Responder

CLASSIFICADOS: VENDE CARTEIRA DA OAB/GO, PARA GRADUADOS EM DIREITO OU NÃO. Preço: R$ 35.000,00, ou, se for meninho ou meninha bonitinha, basta um deitadinha com o Dr. Eládio. Tratar: Dr. Eládio Augusto Amorim Mesquista, Rua 99, nº 78, Setor Sul, Goiânia - GO, Tel.: (0xx62) 3225-8800 ou (0xx62) 8407-8406. Podem ficar tranquilo que não dá cadeia, até hoje não deu, É TUDO UMA “CAMARADAGEM.

paulo advogado02/08/2009 10:46 Responder

CLASSIFICADOS: VENDE CARTEIRA DA OAB/GO, PARA GRADUADOS EM DIREITO OU NÃO. Preço: R$ 35.000,00, ou, se for meninho ou meninha bonitinha, basta um deitadinha com o Dr. Eládio. Tratar: Dr. Eládio Augusto Amorim Mesquista, Rua 99, nº 78, Setor Sul, Goiânia - GO, Tel.: (0xx62) 3225-8800 ou (0xx62) 8407-8406. Podem ficar tranquilo que não dá cadeia, até hoje não deu, É TUDO UMA “CAMARADAGEM.

Conheça os produtos da Jurid