Brasil deve doar aviões à Bolívia e ao Paraguai

Fonte: Jornal do Senado

Comentários: (4)




Projeto que autoriza a doação de 12 aeronaves T-25 foi aprovado ontem pelo Plenário e vai a sanção

Depois de muita controvérsia, o Plenário aprovou o projeto que autoriza o Executivo a doar 12 aeronaves T-25 às forças aéreas da Bolívia e do Paraguai. Na discussão da proposta, diversos parlamentares questionaram a situação de sucateamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Para a oposição, o governo Luiz Inácio Lula da Silva adota uma política externa equivocada, que teria levado o país a inúmeras derrotas em fóruns internacionais. A matéria segue agora para sanção presidencial.

Na exposição de motivos anexada ao projeto (PLC 74/05), o ministro da Defesa, o vice-presidente José Alencar, argumenta que a FAB possui aeronaves mais modernas e econômicas; a estocagem das T-25 geraria custos adicionais; e a iniciativa reforçaria as relações entre o Brasil e aqueles países.

Ao discutir a matéria, Ramez Tebet (PMDB-MS) se disse favorável à doação, mas afirmou que o país não pode conceder empréstimos a outras nações enquanto municípios e estados precisarem de recursos. Arthur Virgílio (PSDB-AM) também votou a favor da matéria, mas criticou o contingenciamento de recursos para a Amazônia enquanto o Brasil faz investimentos em outros países.

Autor do parecer favorável ao projeto, Romeu Tuma (PFL-SP) ressaltou a importância da colaboração dos países vizinhos no combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas. Edison Lobão (PFL-MA) também se mostrou favorável à matéria e afirmou que as aeronaves podem auxiliar no patrulhamento da fronteira e no combate ao tráfico de drogas.

Embora tenha votado a favor, Wellington Salgado (PMDB-MG) culpou o governo pelo sucateamento das Forças Armadas. Já Flexa Ribeiro (PSDB-PA), também favorável, sugeriu a criação de subcomissão para analisar a situação das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica).

O líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o país tem "vocação solidária", precisa fortalecer o Mercosul e as T-25 foram substituídas por aeronaves mais eficientes. José Maranhão (PMDB-PB), por sua vez, considerou impróprio o uso desse tipo de aeronave no combate ao narcotráfico, defendendo a doação das mesmas a escolas de formação de pilotos civis.

Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), Mão Santa (PMDB-PI) e César Borges (PFL-BA) manifestaram posição contrária ao projeto. Já Heráclito Fortes (PFL-PI)) teve pedido de adiamento de votação negado pelo fato de a matéria tramitar em regime de urgência.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/brasil-deve-doar-avioes-a-bolivia-e-ao-paraguai

4 Comentários

Wagner Sotile Advogado21/09/2005 21:18 Responder

Sou a favor da solidariedade entre países vizinhos, entretanto, doar nossas aeronaves, mesmo que antigas, me parece um exagero. Se já estamos sucateados, ficaremos mais ainda, pois, o Brasil não tem renda sucificiente para comprar mais aeronaves, mais sofisticadas e mais caras, uma vez que, enquanto o país figurar como líder em fome, desemprego, desigualdade social, não pode se dar ao luxo de fazer doações desta natureza, quando muito, poderia vender, mesmo que a um preço menor e parcelado, mas, pelo menos, estaria entrando alguma verba para os cofres da nação.

Gerson Tadeu Vendramin advogado22/09/2005 13:51 Responder

Concordo com a opinião do Dr.Wagner Sotile, quando diz que não estamos em condições de fazer doação, até porque, tudo que dado não tem valor ou não presta.

Lindomar Paiva Advogado26/09/2005 13:09 Responder

Concordo plenamente co o Dr.Wagner Sotile, pois o Brasil vive de "Pires na mão" e, por isso, não tem condições de fazer doações a outros países. O Nordestino, em sua maioria, vive abaixo da linha de pobreza. O Governo ao invés de doar as aeronaves, deveria vendê-las e investir o dinheiro nos bolsões da fome e da miséria que existem no País.

Roberto Piras advogado26/09/2005 15:43 Responder

QUE PALHAÇADA , - O GOVERNO PRETENDE CUMPRIMENTAR OS OUTROS COM CHAPÉU ALHEIO - O FATO DE TER SIDO ELEITO NÃO QUER DIZER QUE O POVO OUTORGOU PROCURAÇÃO PARA QUE SE DOE OS BENS ADQUIRIDOS COM O DINHEIRO PÚBLICO , ESSE É O GOVERNO PT , ...AINDA PENSAM EM VOTAR NELE ?

Conheça os produtos da Jurid