Batizado de Bráulio, jovem vai mudar de nome após comprovar constrangimento

O adolescente afirmou que seu nome é frequentemente comparado ao órgão sexual masculino, desde que o Governo lançou campanha para uso de preservativos

Fonte: TJSC

Comentários: (4)




Um adolescente de 17 anos obteve autorização para excluir o nome “Bráulio” de seu registro de nascimento. A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ reformou sentença de comarca do Oeste do Estado e reconheceu o constrangimento informado pelo rapaz ao ingressar com a ação na Justiça.


Ele afirmou que o prenome é frequentemente relacionado ao órgão sexual masculino, desde que o governo federal lançou campanha de conscientização para uso de preservativos, fato que lhe causa constrangimento em seu convívio social. Na apelação, o adolescente reforçou que o nome o colocou em situações constrangedoras e vexatórias, mesmo anos após a campanha, lançada originalmente em 1995 – ano de seu nascimento.


A mãe depôs em juízo e garantiu que as brincadeiras continuam até agora, mesmo depois do tempo passado entre a propaganda do governo federal e os dias atuais. O rapaz, prestes a atingir a maioridade, garantiu que desde criança é vítima de brincadeiras com seu primeiro nome, que partem de parentes, vizinhos e colegas de escola.


A relatora da matéria, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, reconheceu que mesmo nos dias de hoje o nome ainda é associado à parte íntima da fisionomia masculina e que tal fato, público e notório, deve ser considerado no julgamento do caso.


“Com efeito, o panorama ora em voga configura bem o sofrimento que o prenome "Bráulio" gera ao menor requerente”, analisou a desembargadora. A decisão foi unânime.

Palavras-chave: Nome; Registro; Menoridade; Constrangimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/batizado-de-braulio-jovem-vai-mudar-de-nome-apos-comprovar-constrangimento

4 Comentários

Adriano sua profissão12/09/2012 13:02 Responder

Vai mudar o nome para \\\"TICO\\\" kkk

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO12/09/2012 14:15 Responder

É muita falte de não ter o que fazer, será que esse indivíduo, pelo menos é estudante do último ano do ensino médio, ou equivalente, pois quem este envolvido com algo proveitosa inteligente e útil, não fica atrás desse tipo de ?bagatela moral?. A meu ver o magistrado deveria mesmo, era condená-lo as custa. É bem capaz que ainda encontre um defensor público, estes pagos com nossos erários, pra pleitear, o famigerado, e escabroso, danos morais, contra o Estado. É por estas e outras, que o judiciário esta abarrotado de ações, burras e inúteis, deixando de julgar causas, úteis, justas e proveitosas. Para seu próximo nome, Bráulio, fica a sugestão do Adriano, que esta de bom alvitre.

Ana Luiza Arquiteta 12/09/2012 17:20

concordo plenamente com a Ana !!!

Ana Dentista12/09/2012 17:12 Responder

E vc tem muito o que fazer, pra ficar comentando...vai trabalhar que vc ganha mais

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 12/09/2012 18:53

Parece que doeu em alguém, será por quê? Estou em momentos de almoço, Dr ª Anas, e de lanche, liga não que meu serviço eu faço, só não suporto, são essas imbecilidades.

cururu corregedor18/09/2012 13:58 Responder

sei... 17:53 horário de almoço? E o filho da puta ainda tem tempo de ficar reabrindo as páginas q visitou pra procurar quem respondeu seus comentários, deve passar o dia todo enrolando. Vai é trabalhar seu bandido fica passeando na net e ganhando salário por isso quem quer saber com o que vc concorda ou não vá é fazer seu trabalho

Conheça os produtos da Jurid