Associações de juízes divulgam nota criticando uso do termo "chicana" no STF

Associações fizeram nota conjunta sem citar nome de Joaquim Barbosa, que usou a expressão em bate-boca com Lewandowski

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (11)




Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) criticaram hoje (16), em nota conjunta, a postura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, durante a sessão de ontem (15) no julgamento de recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão.


A sessão de ontem foi encerrada por Barbosa após discussão com o ministro Ricardo Lewandowski durante apreciação de recurso – embargo de declaração – do ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ). O presidente do Supremo criticava o colega por dificultar o andamento do processo. Durante o bate-boca, Lewandowski disse que o STF não devia ter pressa no julgamento, quando Barbosa respondeu: “Fazemos o nosso trabalho. Não fazemos chicana”.


Sem citar o nome de Joaquim Barbosa, as entidades alegam na nota que o episódio afeta a imagem da Corte. “A insinuação de que um colega de Tribunal estaria a fazer 'chicanas' não é tratamento adequado a um membro da Suprema Corte brasileira. Esse tipo de atitude não contribui para o debate e pode influir negativamente para o conceito que se possa ter do próprio tribunal, pilar do Estado Democrático de Direito”, destacaram.


No texto de repúdio, os presidentes da AMB, Nelson Calandra; da Ajufe, Nino Toldo; e da Anamatra, Paulo Schmidt, ainda alertaram que os magistrados precisam ter independência para decidir e não podem ser criticados por ter posições antagônicas na mesma Corte. “Eventuais divergências são naturais e compreensíveis em um julgamento, mas o tratamento entre os ministros deve se conservar respeitoso, como convém e é da tradição do Supremo Tribunal Federal”.


A discussão entre os dois ministros começou quando Lewandowski tentava reabrir análise sobre a condenação por corrupção passiva do ex-deputado federal Bispo Rodrigues. Joaquim Barbosa argumentava que os recursos não permitiam “arrependimentos” ou mudança da pena. Após ser acusado de fazer “chicana”, o ministro Lewandowski exigiu retratação, mas não foi atendido.

Palavras-chave: stf ministro joaquim barbosa chicana processo mensalão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/associacoes-de-juizes-divulgam-nota-criticando-uso-do-termo-chicana-no-stf

11 Comentários

Adalberto Estudante16/08/2013 19:51 Responder

Coisa ridícula! Um justiSSazinha duvidosa com causos e causos de negociatas e \\\"bandidos de toga\\\" e vir falar em reprimenda por uma denominação lícita a um causo concreto? CANALHAS!

Antonio Carlos policial aposentado16/08/2013 20:54 Responder

certo está o ministro Joaquim, não devemos protelar mais os processos, condenados foram, logo devem ser punidos o mais rápido possível. Por quê a demora? Quais os interesses? Ao Corrupto deve ser aplicado corretivo mais forte, por exermplo: MORTE.

seu nome sua profissão16/08/2013 20:55 Responder

Essas associações em vez de combaterem as chicanas em nome de uma justiça mais célere e decente, vêm, inoportunamente, divulgar uma nota que pode ser classificada de, no mínimo, infeliz...O povo brasileiro quer ver esses bandidos atrás das grades o mais rapidamente possível! Parabéns, Presidente do STF! Cadeia neles!

Marco Moreno juiz de futebol 16/08/2013 20:59

Essas associações em vez de combaterem as chicanas em nome de uma justiça mais célere e decente, vêm, inoportunamente, divulgar uma nota que pode ser classificada de, no mínimo, infeliz...O povo brasileiro quer ver esses bandidos atrás das grades o mais rapidamente possível! Parabéns, Presidente do STF! Cadeia neles!

Silvia Barsante advogada17/08/2013 11:09 Responder

Parabéns ao Sr. Ministro Joaquim Barbosa. Mais uma vez, de forma direta e objetiva, Vossa Excelência evidencia a honestidade ,integridade e competência com que conduz suas atitudes, palavras em seu trabalho. Em razão de pessoas assim como o Senhor, que ainda acredito que nosso Brasil pode melhorar.

celina almeida advogada17/08/2013 20:01 Responder

Vocês continuam endeusando o Ministro? Chicana é viajar à custa do erário e assistir jogo em camarote de artista.

OSMAR MOACIR EMPRES?RIO17/08/2013 22:17 Responder

A nobre advogada no minimo é branca, as decisões do ministro citado, podem se traduzir como chicanas, pois sua pretensão no mínimo seria absolver todos os mensaleiros. Como não conseguiu, vem tumultuando o processo e tentando denegrir a imagem do ministro Barbosa, que é um dos poucos honestos no Supremo. Não o relator fosse o ministro com \\\"M\\\", jamais veríamos qualquer um dos mensaleiros condenado. PENSE NISSO DOUTORA.

IRINEU ADVOGADO18/08/2013 17:23 Responder

Parabens JOAQUIM. Com chicana ou sem chicana. O que se precisa é colocar na cadeia os Condenados. Todos sabemos ser bandidos muito mais do que aparentam.

Celso Luiz Monteiro Ferraz Advogado18/08/2013 21:07 Responder

Quem mais pratica a chigana é o próprio Estado enquanto réu. Quando definitivamente condenado, ainda assim é protegido pela Constituição, que manda o vencedor esperar numa fila de precatórios vergonhosa. Devíamos lutar para que nossos congressistas mudassem o artigo 100 da Constituição e os pagamentos devidos sejam pagos imediatamente.

luiz fran?a advogado19/08/2013 9:37 Responder

Grande Barbosa, esse cara é bom. Precisamos de pessoas como você em todos os Órgãos Públicos, só assim, formaríamos uma GRANDE NAÇÃO .

Eder funcionário publico19/08/2013 14:53 Responder

Mais uma vez vemos que os interesses escusos, travestidos de doutores, vêm desfalcar a vontade do povo que é a punição dos corruptos. Parabéns Ministro Joaquim Barbosa, verdades devem ser ditas.

Edson Dias Junior Promotor de Justiça19/08/2013 15:03 Responder

\\\"Quem fala o que não deve, ouve o que não quer\\\". O ministro Lewandowski, desde o início do julgamento dos mensaleiros, vem dando mostras de sua parcialidade com relação aos acusados, principalmente os mais renomados, colaborando para que esse modelo político falido permaneça alimentando maus brasileiros que se dizem representantes do povo. O ministro Joaquim Barbosa está incomodando muitas pessoas. Oxalá se tivesse outros com a mesma disposição.

Conheça os produtos da Jurid