Aprovada norma sobre uso de xerox na universidade

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




O Conselho Universitário aprovou resolução para regulamentar a xerox de livros e de revistas científicas na USP. Segundo a norma, "serão liberadas as cópias de pequenos trechos dos livros para uso privado do copista [aluno], sem visar o lucro".

Na prática, está liberada a cópia de um capítulo de livro ou de um trabalho científico em revistas especializadas, disse o professor encarregado do parecer, Walter Colli. "A USP não quer cometer ilegalidade, mas também não quer impedir as formas clássicas de ensino", disse.

Desde 2004, a ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) intensificou a fiscalização nas copiadoras das universidades.

A Lei de Direitos Autorais libera a reprodução de "pequenos trechos" das obras, sem definir porcentagens. Para a ABDR, estariam liberadas no máximo três páginas.

"O que a USP aprovou é ilegal", disse Mauro Koogan, diretor da associação. "Em vez de melhorar as bibliotecas ou procurar alternativas, é mais fácil aprovar a xerox."

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aprovada-norma-sobre-uso-de-xerox-na-universidade

2 Comentários

Fernando Pallavicini Advogado03/06/2005 8:55 Responder

É realmente espantoso que a OAB não meça esforços na busca pela restrição de novos cursos visando à melhoria de qualidade no ensino (o que a mim parece louvável), mas, nesse caso, faça vista grossa... Sabe-se que não se paga menos do que R$ 70,00 em um livro e que a formação jurídica demanda consultas e estudos em inúmeras obras. Por que essa ausência do único órgão que se preocupa com a formação de uma democracia brasileira?

Monica Estudante13/06/2005 13:13 Responder

Moniquinha, deixa a entender que existe sim uma lei liberando a copia de um capitulo.

Conheça os produtos da Jurid