AGU comprova que Universidade do Pará garantiu direito de adventistas de realizarem provas do vestibular em dia especial

Os candidatos ajuizaram ação para que fosse garantido horário de prova diferenciado, destacando os direitos de liberdade de crença e de culto religioso

Fonte: AGU

Comentários: (0)




A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que a Universidade Federal do Pará (UFPA) garantiu o direito de dois candidatos adventistas da igreja do Sétimo Dia, de pleitearem a transferência das provas de sábado para domingo, no vestibular de 2012. Quando da abertura das inscrições, as provas para o concurso estavam previstas para o domingo, sendo posteriormente transferidas para sábado.


Os candidatos entraram com ação solicitando a garantia de horário diferenciado, invocando os direitos de liberdade de crença e de culto religioso, previstos na Constituição Federal. Explicaram que a igreja guarda o período de sábado para atividades ligadas ao culto religioso, razão pela qual ficaram impossibilitados de realizarem as provas neste dia.


A Procuradoria Federal no Estado do Pará (PF/PA) e a Procuradoria Especializada junto à Universidade (PFE/UFPA) rebateram os argumentos esclarecendo que a instituição de fato alterou a data após as inscrições, mas abriu prazo para os candidatos que necessitassem de atendimento especial. Os procuradores reforçaram que o direito de solicitação para horário especial das provas deveria ser feito mediante formulário específico, disponível por 15 dias.


As procuradorias afirmaram ainda que o fato foi noticiado amplamente pelos meios de comunicação local e na página virtual da Universidade. Lembraram que outros se beneficiaram do atendimento diferenciado. Diante disso, defenderam que foram respeitados o direito de liberdade de culto religioso dos candidatos, não havendo ilegalidade, nem abuso da Administração.


A 5ª Vara da Seção Judiciária do Pará acolheu os argumentos da AGU e negou o pedido dos candidatos. Na sentença, alegou que a Universidade concedeu prazo razoável para que os candidatos interessados solicitassem na via administrativa horário diferenciado para o exame, "o que não foi feito pelos candidatos no tempo oportuno".


A PF/PA e a PFE/UFPA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

 

Palavras-chave: Horário diferenciado; Liberdade de crença; Religião; Vestibular; Universidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/agu-comprova-que-universidade-do-para-garantiu-direito-de-adventistas-de-realizarem-provas-do-vestibular-em-dia-especial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid