Advogados temem 'indústria de ações'

O surgimento de uma indústria de ações populares contra os políticos com o objetivo de fazer com que eles fiquem com o nome sujo para as eleições.

Fonte: Veja Online

Comentários: (3)




Para muitos especialistas em direito eleitoral, a divulgação da lista dos candidatos "fichas-sujas" pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pode trazer um efeito colateral indesejado: o surgimento de uma indústria de ações populares contra os políticos com o objetivo de fazer com que eles fiquem com o nome sujo para as eleições.

"Conhecendo a classe política, não me surpreenderia se houvesse ações apenas para sujar o nome do adversário", afirmou, em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, o advogado Renato Ventura. Segundo ele, o eleitor pode ser levado a pré-julgar candidatos que depois podem ser absolvidos nos seus processos.

Ventura ressalta a importância de o eleitor conhece ro passado do candidato, mas lembra que a divulgação da lista pode provocar injustiças. Outro especialista, Fernando Molino, tem opinião similar. "Muitas vezes o eleitor nem sabe qual tipo de ação a que um candidato está respondendo e, ao ver o nome na lista, pode deixar de votar nele."

Molino também acha que a lista pode abrir espaço para a abertura de ações "apenas de caráter eleitoreiro" contra os políticos. Segundo o advogado Bension Caslovsky, os partidos poderão contestar a divulgação da lista, já que a AMB não teria legitimidade para lançar a relação. Ele sugere que a entidade divulgue lista de candidatos "dignos".

Palavras-chave: advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogados-temem-industria-de-acoes

3 Comentários

JOÃO BATISTA DA SILVA ABREU advogado e jornalista24/07/2008 5:29 Responder

Com todo respeito que o artigo merece, eu discordo pela cautela com os políticos. Ora, quem manipula ou perambula com o dinheiro público, deve ter rigor na sua crítica. Temos sido parcimoniosos com os politicos e poderosos, mas RÍGIDOS E CRUÉIS com o POVO, que é quem produz, paga impostos, elege os mal intencionados, por não saberem do que são capazes. DITO por ULISSESS GUIMARÃES (falecido) QUE A POLÍTICA É A ARTE DE TRAIR, NÃO CREIO QUE O POVO DEVA SER BONZINHO COM ELES, POIS PROMETEM, PROMETEM, NADA FAZEM, FICAM PODEROSOS E PERIGOSOS, E AINDA MERECEM RESPEITO? EU ACHO QUE ISTO É INVERSÃO DE VALORES, POIS O POVO SE NÃO PAGAR SUAS CONTAS EM DIA, SEU NOME VAI IMPIEDOSAMENTE PARA O SERASA. QUEM SE PREOCUPA EM PROTEGER O POBRE QUEM NÃO TEVE DINHEIRO PARA PAGAR, NÃO! PARA ESTE NÃO! ESTE MERECE O ESCÁRNIO, O VEXAME A RESTRIÇÃO. PARA O OUTRO INDIGNO TUDO? ELES TEM QUE DEMONSTRAREM SEREM HONESTO, SE NÃO QUIZEREM, NÃO ENTREM NA POLÍTICA, VAI VENDER PASTEL, QUE NÃO PRECISA TANTO RIGOR NA QUALIDADE DA CARNE. ELES JÁ ESCRAXAM SEUS OPOSITORES, E AINDA MERECEM CUIDADINHO EM DIVULGAR SEU NOME SUJO E CORRUPTO? NA DÚVIDA, FAÇAM UM PLEBISCITO PARA SABER O QUE O POVO PENSA. NÃO UNS ILUMINADOS TRAÇAREM NORMAS PERMISSIVAS COM OS DESONESTOS E CRUÉIS COM O POVO SOFREDOR E IMPOTENTE NA REAÇÃO, O CONSOLO É QUE NÃO O SÃO NA CAMA.

wilma souto maior pinto advogada24/07/2008 19:23 Responder

Parabens a providencia da AMB que vem em socorro de muitas pessoas de bem que querem votar iguaolmente em cidadão de bem identificados com a sorte do povo, na limpeza desse lixo que vem se acumulando, de há muito, no nosso Congresso.,felizmente ainda podemos excluir alguns políticos,poucos,das baixarias. Aqueles que tiverem sob investigação por ato de improbidade,crimes contra a administração que, indiretamente são crimes contra o povo- contra o BRASIL.ou que já responderam no passado. condenado ou não, ou agasalhado pelo manto protetor de sua própria instituição -Camara e ou Senado.Temos que divulgar sim ,que dar um basta a isso. Infelizmente não acredito que terá o resultado esperado.,por sabermos que há muitos eleitores que votam em troca de benesses e muitos mesmo por uma promessa de algo ,como um modesto emprego, para sua sobrevivencia. Mas mesmo assim ainda cumprimentamos os nobres membros daAMB, .Pelo menos sabemos que esses que já desfilaram aí pelas "galerias",pousaram para as Câmaras, como a exemplo daqueles que integraram várias quadrilhas e CPI não voltarão ao congresso, por enquanto..ao contrário do que ocorreu na última eleição.,aqueles mesmos que integraram a escandalosa CPI do Mensalão & Cia.,inhclusive relacionado com UM que foi apanhado com dolar na cueca, no aeroporto. que baixaria! Agora não dá para entender a preocupação do jornalista, autor do artigo,pois a nossa JUSTIÇA, AS NOSSAS LEGISLAÇÕES não permitem e não alimentam propositura de AÇÕES SEM CAUSA. É INTERESSANTE REVÊ-LAS, INCLUSIVE AS PENBALIDADES pelos abusos. LOGO os candidatos decentes, que nada devem. tambem nada a temer, certo?

Nilson André C. Menezes Estudante28/07/2008 19:41 Responder

Apesar da pertinência das opiniões contrárias, entendo que em face da institucionalização da corrupção no país já passou da hora de medidas duras para o seu combate. Será que existe algum político considerado sério que está nessa lista e merece absolvição ?

Conheça os produtos da Jurid