Advogado de aluna hostilizada diz que convites de universidades foram 'trote'

Defesa diz que telefonemas não se confirmaram. Aluna de turismo foi aceita de volta na Uniban após decisão do reitor.

Fonte: G1

Comentários: (4)




Defesa diz que telefonemas não se confirmaram. Aluna de turismo foi aceita de volta na Uniban após decisão do reitor.

O advogado Nehemias Domingos de Melo, que defende a estudante de turismo Geisy Arruda, de 20 anos, afirmou no final da tarde desta terça-feira (10) que os convites de bolsas integrais de outras universidades não passaram de "trote".

Segundo ele, os telefonemas ocorreram, mas não houve as confirmações devidas. "As pessoas ligaram dizendo ser de uma universidade de Ribeirão Preto e de uma universidade de Porto Alegre. Por cautela e por experiência, foi pedido para que fosse confirmada a oferta de forma oficial, o que não ocorreu", disse.

A aluna foi expulsa e depois readmitida pela Uniban após pressão. Na tarde desta terça, a reitoria disse que houve uma "reflexão" e que a medida "disciplinar" foi trocada por uma "educativa".

O drama de Geisy começou no dia 22 de outubro, quando ela foi à aula com um vestido rosa curto. Vídeos foram colocados na internet, mostrando os alunos hostilizando e humilhando a garota. Ela só conseguiu deixar a universidade após a chegada da polícia. Vestiu um jaleco comprido na ocasião.

O G1 revelou o caso no dia 29 de outubro. Nesta segunda, a Polícia Civil de São Bernardo do Campo abriu inquérito para apurar o caso, que ficará com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). De acordo com a defesa de Geisy, serão investigados sete crimes: difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, cárcere privado (a garota ficou em uma sala até a PM chegar), incitação ao crime e ato obsceno dos alunos.

Polêmica

O caso repercutiu até na mídia internacional. Os jornais "The Guardian" e "New York Times" publicaram notas reproduzidas da agência Associated Press (AP) sobre o assunto. Nesta terça, a reportagem sobre o caso era a mais lida do site do "El País".

Palavras-chave: Uniban

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogado-aluna-hostilizada-diz-que-convites-universidades-foram-trote

4 Comentários

Antonio de Assis Nogueira Júnior Funcionário Público Federal12/11/2009 15:00 Responder

São Paulo, 12 de novembro de 2009. Senhor Diretor: Retorno ao assunto para enfatizar que a aluna não só foi estupidamente hostilizada por alunos míopes e supostamente ignorantes mas também covardemente punida (rever a injusta e descabida punição agora nada altera a situação) pela direção desta empresa que tem se mostrada ser empresarial no sentido estrito e não Educacional (Vide a fala do vice-reitor apoiando a expulsão etc.). É fato consumado. Indago: Por que a UniFMU/SP e/ou UNIP/SP (ambas possuem curso à distância, v.g.) não oferecem BOLSA INTEGRAL DE ESTUDO? O ambiente da UniBan não é saudável e esta aluna tem que retornar ao ambiente acadêmico em outra Escola de Ensino Superior, em que sobressaia sempre o ambiente de estudo e de pesquisa, tendo por norte sempre a dignidade da pessoa humana e os Direitos Humanos. Por isso, tenho sugerido as Instituições supramencionadas porque as conheço pela seriedade ética e educacional. Há outras, sem dúvida. Por que as Instituições Educacionais citada (além de outras também comprometidas com a Educação propriamente dita) não se sensibilizem com a jovem aluna para conceder Bolsa Integral de Estudo? Atenciosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Analista Judiciário do E. Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo E-mail:antoniodeassisn@ig.com.br

Guilherme Monaco de Mello advogado13/11/2009 16:20 Responder

Acredito que comentou-se mais do que o necessário ao referido episódio. Por óbvio também defendo a liberdade de cada um, até mesmo porque, se diferente fosse, não me dedicaria ao Direito. Contudo, falta comentar sobre a atitude ética da aluna. Saber portar-se e vestir-se convenientemente é requisito básico para convivio harmonioso na sociedade, permeada por falsos valores.

dDErgZAspihgBnr eMcAxvTFHtTTObv16/11/2009 16:08 Responder

nB9R7C zpanlbkacoht, [url=http://apdyfuagkpal.com/]apdyfuagkpal[/url], [link=http://ampggtlazmia.com/]ampggtlazmia[/link], http://hwpfeltqqwkb.com/

16/11/2009 16:08 Responder

Conheça os produtos da Jurid