Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Conselho Regional de Farmácia irá interpor recurso, mas, até o julgamento, a prática está proibida de ser exercida por outros profissionais

Fonte: Folha.com

Comentários: (11)




Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos, de acordo com julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A decisão, tomada terça-feira durante a análise de recurso interposto pelo Conselho Federal de Medicina, passa a valer a partir da publicação. O Conselho Regional de Farmácia já avisou que vai interpor recurso. Até o julgamento final, no entanto, a proibição irá valer.


"Vamos agora conversar para ver como será a aplicação desta decisão. Não queremos fazer caça às bruxas ou que consultórios de outras especialidades sejam da noite para o dia fechados", afirmou o ex-presidente do Colégio Brasileiro de Acupuntura, o médico Dirceu Sales. Atualmente existem pelo menos 500 farmacêuticos, fora outros profissionais, que fazem tratamento com acupuntura em seus pacientes. "É hoje uma atividade legal. Essas pessoas ficarão sem emprego?", questiona Paulo Varanda, do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares.


O Conselho Federal de Medicina argumenta que somente médicos podem fazer diagnóstico e tratamento. "Mas o diagnóstico da acupuntura não é o tradicional. Não se avalia a presença de doença, mas o equilíbrio energético. Está muito distante do que é feito pela alopatia", argumentou Sales.


A polêmica se arrasta desde 2001, quando o CFM ingressou com ações contra conselhos de outras categorias profissionais, como psicologia e terapia ocupacional, que permitiam que seus integrantes fizessem acupuntura nos pacientes. Todas as decisões garantiam o direito da prática da atividade as outras profissões. "Foi um ganho para a saúde, para a segurança do paciente", afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Correa Lima.


Sales tem avaliação semelhante. "São usadas agulhas de vários tamanhos, em áreas nobres do corpo. O profissional precisa saber o que está fazendo".


Varanda, no entanto, avalia que a decisão é um grande retrocesso. "Em outros países, várias categorias profissionais podem exercer a atividade. O que médicos querem é que nós paguemos pedágio. Eles querem controlar a atividade, dirigir clínica. É puramente comercial".


O tema também é discutido no projeto de lei que define o que é ato médico, que tramita no Congresso. A proposta que está em análise não faz referência explícita à acupuntura. "A proibição é indireta, porque fala do uso de técnicas invasivas. Do jeito que está, dentro de algum tempo nem manicure vai poder atuar", disse Varanda.

Palavras-chave: Acupuntura; Medicina; Proibição; Tratamento; Julgamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/acupuntura-somente-podera-ser-exercida-por-medicos

11 Comentários

Zorro sua profissão30/03/2012 1:28 Responder

Outrora eles não consideravam como medicina, agora que o povo aderiu a prática querem só prá eles. E tem médico fazendo curso pela internet, IUB. Vá saber outras maneira.

Zorro sua profissão30/03/2012 1:30 Responder

Eles deveriam sim, punir com mais seriedade os erros e as práticas anti-ética que se comete.

meg servidora publica30/03/2012 3:25 Responder

Senhores Médicos. Toda profissão deve ser respeitada. É público e notório que profissionais dedicados aos tratamentos com exclusividade em acompultura, foram obrigados a se prepararem, estudando profundamente para poder no final do curso exercer. Os médicos tem seu periodo de estudo, mas também para poder trabalhar com acompultura, tem que se especializar e acredito eu que não há como se dedicar em áreas diversas porque hoje a medicina é tão ampla que cada parte do corpo está sendo especializada. E mais, a acompultura nunca tirou vida de ninguém, ela é uma ciência milenar que não só ajuda mas resgata milhões de vida. E assim, não há porque somente médico poder ter esta exclusividade de atendimento. É preciso sim, combater em todas as profissões os charlatões que todos os dias cometem erros profissionais. Afirmo ainda que profissionais da saúde, em especial os médicos deveriam sim, brigar pela vida, buscando recursos melhores para que atender melhor nos hospitais públicos, os doentes, os acidentados que todos os dias nem leitos tem para acomodá-los, ficam a deus dará nos corredores. São pacientes que necessitam de operações de emergências e sempre são suspensas sem justificativas. É preciso que esses médicos deixem de querer exclusividade de todo atendimento, quando mal cumprem o que jurou em seu compromisso de exercer a medicina corretamente. É uma pena que hoje o médico tenha muitos empregos e mal cuida de um. Senhores profissionais da saúde, olhe o nosso país que tanto padece. Pare de brigar por picuinhas. Divida as tarefas e dê condições a todos o cidadão de ter dignidade de vida e voces bem sabe que suas mãos tem muita responsabilidade neste universo e nunca se sabe que numa emergência pode ser um filho, um pai, um irmão seu que sem documento chega num qualquer hospital em carater de urgência e precisa de ser atendido. Como ser será? Ficará ele até ser identificado num corredor de hospital? Vamos deixar de ser egoistas e dividir tarefas e dentre elas na profissão. A humanidade precisa de mais calor humano de amor. A profissão exercida com amor tem resposta imediata. Pense nisto

cesar augusto autônomo e bacharél em direito30/03/2012 9:03 Responder

Pensei que só a OAB desrespeitasse o direito ao trabalho, como fazem com os bacharéis em direito, mas vejo que agora o Conselho Federal de Medicina também está cometendo a mesma arbitrariedade e barbaridade contra os profissionais especializados em acupuntura. Muitos fisioterapeutas vão ser penalizados, pois fizeram esta especialização e agora não vão poder usar o seu conhecimento em favor da população porque uma classe de médicos, que muitos são verdadeiros açougueiros, comtendo erros médicos todos os dias, se dizem capacitados para fazer acupuntura. Quantas pessoas estão deformadas, outras foram mortas por médicos que não são especializados em cirurgias plásticas, e estão fazendo a lipo aspiração, e ninguem é punido pelo conselho de classe. Agora vamos ver pessoas aleijadas pelo mal uso das agulhas que vão ser espetadas por qualquer tipo de médico, independente da sua especialização, simplesmente por ser formado em medicina. A Jandira Fegali, que é médica, não reconhece o profissional fisioterapeuta, que pode resolver muitos problemas sem que se recorra a um médico, mostrando que o que eles querem é fazer como a OAB uma reserva de mercado. Estamos assistindo o Senador Demostenes Torres sendo desmoralizado por ligações com o bicheiro, levando dinheiro, e este mesmo senador foi o que vetou o Projeto de Lei que poria fim no Exame de Ordem, que com certeza o Ophir Cavalcante que estava presente foi conferir que iria votar a favor, porque deve ter dado uma graninha a senhor Demostenes, Marta Suplici, Magno Malta, Lindberg Farias, que basta investigar que vão descobrir que hove grana nesta votação. Parabéns justiça brasileira. Elaine Calmon, a coisa tá feia no judiciário, os juizes ganham até insalubridade. Será que é a canteta que eles usam para assinar as sentenças são periculosas?

aline sousa administradora de empresa 31/03/2012 20:53

O senhor ainda não passou no exame? E continua falando abobrinhas.

cesar augusto autônomo e bacharél em direito 01/04/2012 7:28

E a senhora dona aline, continua como bacharéu em administração? Voce fez algum exame de proficiência para dizer que é administradora, que quero dizer que estamos no mesmo nivel, pois sou administrador da minha própria empresa? Será que você não é advogada e tem vergonha de falar o que éou será uma simples camelô, que também não deixa de ser uma administradora? Vai vender sua abobra na feira livre, ao invés de falar abobrinhas, cenourinhas e xuxús!!!!!

MALCO Advogado30/03/2012 11:17 Responder

Estava demorando para o CRM monopolizar a acupuntura, antes relegada à marginalidade. Eu que não farei com médicos, que visam apenas dinheiro, os acupunturistas são muito mais preparados para isso.

Leopoldo Luz advogado30/03/2012 12:33 Responder

Ainda bem que não vedaram também o ensino da acupuntura por não médicos. Assim, os alunos de medicina terão, pelo menos, com quem aprender a ora atividade exclusiva.

Claudio Palma Advogado30/03/2012 20:17 Responder

Eu sou adepto da acupuntura. Me fez muito bem quando uma dezena de médicos ficaram \\\"experimentando\\\" drogas/remédios e nenhuma melhora. Acredito e confio em quem me equilibra via acupuntura, com agulhas ou não, mesmo não sendo médica - ela tem sensibilidade, não inventa, nem faz consulta sem prestar atenção, nem jamais pediu para eu fazer uma centena de exames para tentar adivinhar o mal que me acometia. Vou continuar fazendo, mesmo escondido, se o ou a acupunturista o fizer. São pérolas como esta que nossos tribunais despejam diariamente para não ter que julgar os escabrosos casos de corrupção, mensalões, magistrados e desembargadores acusados de vender sentenças, etc... Até quando????

Carlos Roberto de Souza sua profissão30/03/2012 23:12 Responder

Absurda a vedação da prática de acupuntura por pessoa não formada em medicina. Existem milhares de acupunturistas que beneficiam a sociedade com a sua terapeutica. Eu tinha crises de enxaquecas e depois de algum tempo, fiquei curado. Meu acupunturista, infelizmente morreu por morte violenta e sua morte foi lamentada por gente que se tratava com ele há vinte anos. Ele não era médico, mas um profissional muito correto. Cada vez que eu ia lá, voltava aliviado das tensões.

Joimar sua profissão31/03/2012 11:12 Responder

Deveriam, sim, proibir o protecionismo entre eles. Ser mais severo com as práticas irresponsáveis de alguns. Que usam de tão sublime profissão um mero exercício de enriquecimento, nosso mercado hoje vence pela competência, e a acunputura feito com seriedade, sendo ele médico ou não, tem seu espaço garantido. Portanto, não vejo motivo lógico para tal proibição, a não ser o monopólio.

Francielle Biomedica04/04/2012 17:17 Responder

Primeiramente gostaria de ressaltar que o conselho de Medicina deveria respeitar mais os demais profissionais da área da saúdes, pois eles acham que são melhores que todos os outros profissionais, e todos nós acupunturistas que atuamos nesta área nos especializamos e estudamos muito para isso, nenhum conselho da área da saúde permite que profissionais atuem sem a devida especialização! e agora o que vai acontecer com os demais profissionais que a anos atuam na Acupuntura? vão ficar todos desempregados e jogar todo o seu conhecimento e investimento no lixo! porque especialização em acupuntura não é de graça!! pagamos caro para isso!!!!!!! ISSO É UM ABSURDO!! é ridículo, só falta daqui uns dias eles fecharem os outros cursos da área da saúde, porque só eles que sabem tudo... O mais engraçado disso tudo é que até pouco tempo atrás a acupuntura nem era considerada pelos médicos como parte da Medicina. Estou indignada com Isso!

Fátima funcionária pública08/05/2012 21:14 Responder

O PROFISSIONAL MÉDICO QUE ACATA UMA DECISÃO TÃO ABSURDA COMO ESTA MERECE SER BOICOTADO. O BOICOTE TEM QUE SER GERAL:DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE (SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO).É UMA CLASSE QUE SE CONSIDERA TÃO COMPETENTE, VEREMOS, ENTÃO, SE CONSEGUIRÃO ATUAREM SOZINHOS .JÁ ESTOU IMAGINANDO TODOS COM SEUS JALECÕES, LIMPANDO COCO NA ENFERMARIA, ENGESSANDO O PACIENTE, FAZENDO ULTRASSON , COLHENDO SANGUE E ANALISANDO OS EXAMES,E ETC, ETC.\\\" DOUTORES\\\" PAREM PARA PENSAR: SE TODOS OS PROFISSIONAIS CRUZAREM OS BRAÇOS VOCES ESTARÃO EM MAUS LENÇÓIS..

Conheça os produtos da Jurid