Fórum Internacional debate uso de inteligência artificial e o futuro da tributação

Lucas Ribeiro é um dos palestrantes da mesa "Inteligência artificial e o futuro da tributação", do 6º Fórum Internacional da Tributação, dias 19 e 20 próximos, em São Paulo.

Fonte: Engenharia de Comunicação - Grupo ROIT BANK

Comentários: (0)




Fundador e CEO da ROIT, empresa de hiperautomação na gestão contábil, fiscal e financeira, Lucas Ribeiro é um dos palestrantes do 6º Fórum Internacional da Tributação, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo (SP). Ele participará da mesa intitulada “Inteligência artificial e o futuro da tributação”.


O evento reúne professores, consultores, advogados, contadores e profissionais da área tributária de grandes corporações. Ribeiro adianta que vai enfatizar em sua fala o quão imprescindível é a aplicação de inteligência artificial nos processos de gestão contábil, fiscal e financeira. A ROIT é referência no desenvolvimento de soluções nesse sentido, e Ribeiro pretende compartilhar essa experiência.


“Que a tributação e todas suas regras vão mudar, isso é uma certeza”, afirma. “E estamos dependentes de pessoas para conduzirem a leitura, a interpretação e os ajustes em sistemas, de tudo aquilo que sofre mudança, o que toma tempo, custos e, claro, muitas vezes não acontece no prazo ou da forma correta, acarretando multas, juros e diversos dissabores”, argumenta o especialista.


Dessa forma, continua, “a inteligência artificial tem justamente o papel de apoiar todo esse processo, com a realização de diversas etapas de busca, extração, interpretação e atualização automática de documentos”. Pronto para questionamentos se a inteligência artificial vai eliminar a figura do profissional tributarista, Ribeiro é enfático: “Não, ao contrário: dá muito mais poder a ele!”.


O CEO da ROIT também quer ressaltar a importância da hiperautomação dos processos como um caminho necessário, o qual inclui a incorporação de uma cultura nesse sentido. “A hiperautomação é a combinação entre a inteligência artificial, a robotização, analytics, nuvem, mudança em processos e muito mais. Ou seja, é com a hiperautomação que a tributação realmente terá sua condução de ponta a ponta, com o mínimo de intervenção humana”, defende.


SOBRE O FÓRUM


O 6º Fórum Internacional da Tributação (FIT) é uma realização da Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). Segundo a organização, tem o objetivo de “interagir, com a comunidade, na organização política, social e econômica do nosso país, de modo a sugerir modelos de tributação que visem a propiciar a máxima eficiência ao modelo tributário nacional vigente e, ainda, formular políticas de desenvolvimento para o país”.


A programação ocorrerá no Fenalaw, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. Mais informações em: https://forumdatributacao.fbtedu.com.br/


SOBRE A ROIT - A ROIT nasceu como uma empresa de consultoria tributária em 2011 e, em 2016, iniciou sua atuação em contabilidade, focada em empresas optantes pelo Lucro Real. Passou a desenvolver suas próprias soluções com Inteligência Artificial (IA) e Robotização, com o objetivo de atingir o “estado da arte” na gestão contábil, fiscal e financeira, com integração direta aos principais ERPs e bancos. Hoje, conta com mais de 160 colaboradores, principalmente engenheiros de software, contadores e tributaristas altamente especializados. Já atendeu mais de 300 médias e grandes empresas no Brasil.

Palavras-chave: Fórum Internacional Debate Uso Inteligência Artificial Futuro Tributação

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/forum-internacional-debate-uso-de-inteligencia-artificial-e-o-futuro-da-tributacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid