Em defesa do macaco

Por Gisele Leite.

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Os macacos, como orangotangos, gorilas e chimpanzés são considerados os grandes símios, pertencentes à família hominidae, que é a mesma dos humanos. Logo, esses bichos são capazes de realizar tarefas de forma semelhante a nós. o DNA do ser humano seria noventa e nove por cento idêntico ao um chimpanzé.

O DNA é composto por pares de bases nitrogenadas, as quais codificam informações genéticas. Ao sobrepor as sequências de bases encontradas em nós e nos chimpanzés, os cientistas se depararam com diversos trechos que não estavam presentes nos dois genomas.

Afora isso, encontraram trechos que estavam presentes em ambos, mas em porções distintas do DNA e, trechos que realmente eram idênticos, posicionados no mesmo local.

Questiona-se a Presidência do Senado brasileiro que presenciou a infâmia, sem protestar, nem com um reles fonema.

Depois das referidas jocosas e desrespeitosas declarações do indigitado senador, o PSOL anunciou que entrará com representação contra parlamentar no Conselho de ética do Senado bem como com uma notícia-crime perante o Supremo Tribunal Federal.

Senador Malta disse que prestou apoio ao jogador Vini Júnior e que fora vítima de uma narrativa. Reafirmou a analogia. No Senado, Malta cobrou de associações da causa animal que "defendam os macacos", uma vez que os animais estariam expostos ao serem citados nos xingamentos contra o jogador.

"O macaco é inteligente, é bem pertinho do homem. Única diferença é o rabo. Ágil, valente, alegre. Tudo o que você possa imaginar, ele tem", afirmou o senador, durante uma audiência da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa”.

"Eu, se fosse um jogador negro, entrava com uma leitoinha branca nos braços e eu ainda dava um beijo nela. E falava assim: 'Olha como eu não tenho nada contra branco, eu ainda como'."

O racismo é crime além de ser ato da maior gravidade e debochar dessa dor fere a dignidade humana e, ainda configura incitação ao crime. Positiva o Código Penal Brasileiro em seu artigo 287 que quem publicamente fizer apologia de fato criminoso ou de autor de crime será punido com detenção, de três e seis meses e muta. E, sendo a referida apologia feita por meios de comunicação como televisão, a pena poderá ser majorada em até um terço.

Também o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato pediu ao STF a cassação do senador Magno Malta em razão de suas declarações feitas sobre o incidente ocorrido com Vinicius Júnior. Outro gravame é o fato de utilizar-se de seu mandato parlamentar para defender e proferir discursos de ódio, associados nitidamente ao racismo, é conduta que não pode ser tolerada tanto pelo Congresso Nacional quanto pelo Poder Judiciário.

A defesa do macaco faz desdém do crime de racismo e, até da defesa do meio ambiente, na proteção da fauna, particularmente, do macaco.

Registre-se que há nove espécies de macacos do Brasil ameaçados de extinção Bugio-marrom-do-norte,  Caiarara, Cuxiú-preto, Sauim-de-coleira. Guigó da caatinga, Muriqui-do-norte, Mico-leão-dourado, e Cacajao.

É uma pena que não esteja em extinção, infelizmente, a figura patética do mau político que trai aqueles que o elegeram, na esperança de defender seus direitos e promover a preservação da dignidade humana, recebem apenas ironia, desprezo e desrespeito.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: Em Defesa Macaco Caso de Racismo Vinícius Júnior

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/em-defesa-do-macaco

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid