Você sabe identificar e se proteger de crimes cibernéticos?

Especialista explica mais sobre esse tipo de delito e dá dicas para se proteger de crimes virtuais.­

Fonte: Lorrana Gomes

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, facilitando diversos aspectos das nossas vidas, no entanto, a internet não é um lugar totalmente seguro, criminosos aproveitam da rapidez do mundo virtual para realizarem diversos crimes. Saiba como se proteger.


O que são crimes cibernéticos?


De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, crimes tradicionalmente realizados pessoalmente podem migrar para o ambiente virtual tornando-se mais difícil a identificação do responsável.


“Crimes cibernéticos são crimes tipificados na legislação penal ou específicas que são praticados no ambiente virtual, alguns delitos, como estelionato e furto, que podem ser adaptados para serem realizados via internet também podem ser considerados crimes cibernéticos, mas, apesar dessas diferenças, os crimes cibernéticos são penalizados da mesma forma que os “crimes offline”, o criminoso irá cumprir a pena nas mesmas condições que em infrações tradicionais”


“Esse tipo de crime é mais difícil de ser identificado pelo fato do criminoso se esconder atrás de uma tela, muitas vezes utilizando um perfil fake ou lançando mão de outras estratégias que “mascaram” sua identidade, dificultando, mas não impedindo, a identificação dos criminosos.”


Tipos mais comuns de crimes cibernéticos


“Infelizmente, atualmente as pessoas ainda estão muito vulneráveis a esses crimes, tendo uma facilidade perigosa para acreditar no que vêem ambientes virtuais, o próprio usuário deve realizar um filtro para identificar comportamentos suspeitos.” Alerta Dra. Lorrana Gomes.


Por isso, é essencial saber como esse tipo de crime é realizado para identificar mais facilmente ações suspeitas no mundo virtual.


Roubo de dados financeiros: Para se proteger, evite entrar em links suspeitos ou sem procedência, na internet.


Extorsão cibernética: Evite manter conteúdos sensíveis e pessoais em arquivos públicos para evitar que eles sejam usados por terceiros para extorsão.


Fraudes de identidade: Cuidado ao preencher formulários online, alguns criminosos podem usar esse tipo de dados para realizar ações em seu nome.


Como tomar medidas legais contra crimes cibernéticos?


Como dito anteriormente, crimes cibernéticos são mais difíceis de serem identificados, para facilitar os processos legais contra esse tipo de infração, é essencial "printar" ou gravar a tela do celular ou notebook e autenticar em cartório esses materiais.


Esse processo é chamado de “Ata Notarial” e dá às provas uma maior validade jurídica para ser utilizada em um processo advindo de crimes cibernéticos.


*Lorrana Gomes, é Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduanda em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Autora de diversos artigos jurídicos.

Palavras-chave: Identificação Proteção Crimes Cibernéticos Delito Dicas Crimes Virtuais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/voce-sabe-identificar-e-se-proteger-de-crimes-ciberneticos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid