Visão monocular será considerada deficiência

O Plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (10) parecer favorável do senador Flávio Arns (PT-PR) a projeto de lei da Câmara (PLC 20/08) que caracteriza a visão monocular como deficiência visual.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (5)




O Plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (10) parecer favorável do senador Flávio Arns (PT-PR) a projeto de lei da Câmara (PLC 20/08) que caracteriza a visão monocular como deficiência visual. Dessa forma, serão estendidos às pessoas com essa condição os benefícios já assegurados aos deficientes visuais. Pelo projeto, as pessoas portadoras de visão monocular - ou seja, que enxergam somente com um dos olhos - passarão ser classificadas como deficientes visuais.

O relator argumentou, em seu parecer, que o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência (PLS 6/03, em tramitação na Câmara) já inclui, por decisão dos tribunais superiores, aquelas com audição unilateral. Por analogia, considerou, os portadores de visão monocular deveriam contar com o mesmo benefício. A proposta segue agora para sanção presidencial.

Palavras-chave: visão monocular

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/visao-monocular-sera-considerada-deficiencia

5 Comentários

vilmar agricultor14/03/2011 16:54 Responder

ainda bem k tem quem se interessa pelas pessoas nesse brasil.obrigado por nos enquadrar como deficientes quem tem visao monocular.mais ainda temos muito que fazer.e lutar.tem universidade que nao respeita iso. ganha dinheiro do governo e nao nos da vaga para o prouni. nem da pra se escrever para trabalhar como deficiente nelas que vivem mamando do governo.até quando iremos ser rejeitados e banidos diso ae.somos brasileiros ,temos nossos direitos é so alguem fazer- cumprir. pagamos nossos impostos .é dever do governo estadual e federal fiscalizar essas universidades quanto a iso. nao pagam imposto de um lado e do outro infringem a lei.queridos amigos vamos fazer nosso papel de brasileiros e tentar mudar iso. meu muito obrigado me sinto feliz so de pensar que alguem ira ler iso.

Carlos Silveira Técnico Informática28/08/2011 22:30 Responder

Gostaria de saber se essa lei realmente ja esta vigorando. Sou monocular, e ainda nao consegui entrar na universsidade como portador de deficiência. Até mesmo as pagas, as vezes criam dificuldades, e tenho uma media no ENEM acima de muitos estudantes adolecentes, pois tenho 45 anos e busco mais conhecimentos, mas minha visão monocular e ainda grande barreira. Nosso enquadramento como deficientes ja nos ajuda, pois só sabe o que ser monocular quem passa pelas situações do do dia a dia, e ainda enfrentar a desconfianças dos outros, se você e capaz ou não.

Rosa operadora de monitoramento24/06/2013 3:22 Responder

Fiquei feliz pela aprovação,mas visto que mesmo considerados como deficiente o qual somos ainda não ha respeito em alguns lugares

Ivanice do lar19/07/2013 11:27 Responder

Fiquei feliz, tenho uma filha monocular e poderá usufruir de seus Direitos e benefícios para faculdade no próximo ano.

eder geraldo alves v monocular19/01/2015 20:25 Responder

De Quero saber v monucular e deficiencia p aposentar na lei 142/13 obrigado eder

Conheça os produtos da Jurid