Vidigal defende mais recursos para a Polícia Federal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, defendeu, na noite de quinta-feira (16), mais recursos para o Departamento de Polícia Federal (DPF).

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, defendeu, na noite de quinta-feira (16), mais recursos para o Departamento de Polícia Federal (DPF), ressaltando que "o País precisa de meios mais eficazes para combater o crime organizado". Ele participou do encerramento do IV Encontro de Delegados Regionais Executivos na Academia Nacional de Polícia Federal.

Ao fazer uma palestra sobre a reforma do Poder Judiciário, destacou a importância da criação do Conselho Nacional de Justiça e defendeu mais uma vez a súmula vinculante também para o STJ. Pelo texto aprovado no Congresso, a súmula vinculante ficará só no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

Ao falar sobre a implantação de 183 varas federais até o final de 2005, o ministro Edson Vidigal afirmou que o trabalho da Polícia Federal é fundamental para o bom funcionamento dessas varas, porque reforça a presença do Estado no interior do país, onde o crime organizado está atuando com mais intensidade.

"Por que eu insisto na implantação de varas federais para o interior do Brasil? Porque, na minha leitura, o crime organizado está se interiorizando cada vez mais. Por que ele busca o interior? Porque lá os mecanismos de controle do Estado não estão presentes. Quem está no interior? É o juiz estadual que não mora na comarca. É o promotor estadual que nem sempre é encontrado. E, na maioria dos casos, esses crimes são da competência da Justiça Federal. Então, se o crime organizado chega ao interior e não encontra nenhum tipo de controle estadual, ele ali se estabelece, e não mais nos centros das capitais", frisou.

O presidente do STJ destacou que, com a implantação da Justiça Federal no interior, também leva para lá uma delegacia da Polícia Federal, um juiz federal, o Ministério Público Federal, a Receita Federal, e a Advocacia-Geral da União. "Neste caso, estaremos levando para o interior do País a presença da União Federal, através de agentes públicos eficazes e responsáveis", disse ele.

Segundo o ministro Edson Vidigal, ao levar as varas federais para o interior, ele estará "gerando um certo constrangimento e um sentimento de intimidação em relação àqueles que chegam planejando ações criminosas".
O presidente do STJ disse que tem procurado dar todo o apoio necessário à Polícia Federal para que ela possa desenvolver seu trabalho em todas as regiões do país. "Em alguns estados, estou realizando esforços junto aos governadores para conseguir prédios para a Polícia Federal. No Maranhão, por exemplo, o DPF vai ficar numa área muito boa, o antigo prédio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)".

O ministro Vidigal ressaltou que, no futuro, a Polícia Federal vai funcionar nas mesmas áreas destinadas às Cidades Judiciárias. O projeto piloto será implantado em Caxias, no Maranhão, até o final do ano que vem. O Projeto Cidade Judiciária prevê a construção de todos órgãos ligados à Justiça Federal no mesmo local para facilitar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Após participar do Encontro dos Delegados da Polícia Federal, o ministro Edson Vidigal prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O novo presidente da AMB é o juiz catarinense Rodrigo Collaço.

Lima Rodrigues
(61) 319-6482

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/vidigal-defende-mais-recursos-para-a-policia-federal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid