Varas Madrinhas vão liderar a implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho do Paraná

As "afilhadas" serão as 17 Varas da cidade que ainda não foram digitalizadas e o Posto de Atendimento de Campo Largo

Fonte: TRT-PR

Comentários: (0)




As seis Varas do Trabalho do Paraná que já utilizam o processo judicial eletrônico serão "madrinhas" das demais, na medida em que avançar a implantação definitiva do novo sistema. O método foi apresentado em uma reunião com todos os juízes do trabalho de Curitiba, na capital. As "afilhadas" serão as 17 Varas da cidade que ainda não foram digitalizadas e o Posto de Atendimento de Campo Largo.


Atualmente, em 6 das 23 varas do trabalho da Capital, a 2ª, 4ª, 17ª, 21ª, 22ª e 23ª varas, há processos tramitando pela via eletrônica.


Será função das Varas madrinhas assessorar suas afilhadas e repassar o "know how" que acumularam desde agosto do ano passado, quando o Tribunal Regional do Trabalho iniciou a experiência de digitalização completa das ações trabalhistas. Acabar com o processo em papel é a prioridade para 2011, disse o presidente do Tribunal, desembargador Ney José de Freitas, que abriu a reunião com os juízes. "Todos os esforços serão empregados para que o programa esteja implantado até a metade do ano que vem, pois essa é uma realidade instalada e um caminho sem volta", enfatizou o presidente.


Híbrido - O cronograma de implantação estabelece que os processos ajuizados a partir de 7 de janeiro de 2011 tramitarão apenas em meio eletrônico em todas as varas do trabalho da Capital e no Posto de Atendimento de Campo Largo e, até dezembro de 2010, na instância superior do Estado, em relação aos processos de competência originária do Tribunal.


A partir de março de 2011 o programa será implantado nas varas do interior.


Para o presidente da Comissão de Informática, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, "a substituição da plataforma de papel pela plataforma eletrônica, que é hoje uma política pública definida na Lei 11.419/2008, fará com que muitas coisas mudem para melhor. Com o processo eletrônico, num futuro próximo será possível, por exemplo, destacar em uma vara do trabalho 4 ou 5 servidores para trabalhar junto ao gabinete do juiz no desenvolvimento das atividades técnicas do Direito, deixar outros tantos para a gestão do processo eletrônico e 2 ou 3 para os demais serviços. A conseqüência será a obtenção de resultados melhores, com maior produção e menor tempo de tramitação processual".

 

ADVOGADOS E ESCRITÓRIO DIGITAL


O Juiz Bráulio Gabriel Gusmão, que coordena os trabalhos de implantação do processo eletrônico, fez questão de ressaltar o papel fundamental que os advogados terão para o sucesso do programa. "Para eles foi criado o Escritório Digital, que serve para melhor integrá-los com as Varas do Trabalho e o Tribunal, e que pode ser acessado no site http://www.trt9.jus.br/escritoriodigital. O mesmo laboratório que será utilizado pela Escola de Administração Judicial para treinamento interno, também servirá para treinamento dos advogados e estará livre até mesmo para que advogados já treinados possam ajudar seus colegas".

 


Informações à Imprensa:

Palavras-chave: Implantação Processo Eletrônico Via Eletrônica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/varas-madrinhas-vao-liderar-a-implantacao-do-processo-eletronico-na-justica-do-trabalho-do-parana

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid