'Valerioduto' teria pago juiz para favorecer tucanos

Favorecimento a juiz do TRE de MG - caso Valerioduto

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




Relatório da Polícia Federal (PF) revelou que Rogério Lanza Tolentino, atual advogado do publicitário Marcos Valério, recebeu dinheiro do chamado ?valerioduto? durante a campanha de 1998, quando atuava como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, para supostamente favorecer o então candidato à reeleição ao governo do estado, Eduardo Azeredo (PSDB). Tolentino votou favoravelmente ao candidato tucano em decisões próximas a depósitos em sua conta e na de sua mulher.

Entre agosto e outubro de 1998, foram feitos cinco pagamentos no total de 302.350 de reais ao então juiz e a sua mulher, Vera Maria Soares Tolentino. Para a PF, seriam "recursos de estatais desviados para o caixa de coordenação financeira da campanha", de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo deste domingo.

Réu do mensalão do PT pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, Tolentino foi juiz eleitoral no biênio 1998/2000, indicado para vaga de advogado em lista tríplice e nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Advogados, juízes e promotores ? ouvidos com a condição de terem os nomes preservados ? dizem que Tolentino sistematicamente decidia a favor da coligação do governador tucano.

Tolentino alega que "foi advogado da agência SMPB, de Marcos Valério, entre 1988 e 2005", e que "os pagamentos se referem a acerto de honorários que ficaram atrasados". Os depósitos na conta da mulher foram feitos "por mera comodidade ou para evitar a cobrança de CPMF". A SMPB participou da campanha de Azeredo.

Em sessão realizada em 10 de setembro de 1998, o TRE-MG cassou liminar concedida por Tolentino, que permitira a Azeredo usar o tempo de propaganda destinado a candidatos a deputado, contrariando a legislação eleitoral. Em 28 de setembro de 1998, a coligação que apoiava Itamar Franco (PMDB-PST) manifestou ao TRE "a notável evolução do entendimento" de Tolentino, que deferiu liminar favorável a tucanos quando, cinco dias antes, negara pedido semelhante a peemedebistas. Nas sessões de 16 de setembro de 1998 e 1º de outubro de 1998, quando o TRE-MG julgou recursos sobre direito de resposta, Tolentino novamente não votou contra Azeredo.

Palavras-chave: juiz

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/valerioduto-teria-pago-juiz-para-favorecer-tucanos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid