USP vai adotar teto salarial previsto na Constituição

Universidade informa que vai limitar salários; Constituição manda que ganhos do governador seja o limite

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (0)




No momento em que a Universidade de São Paulo (USP) pede, em conjunto com Unicamp e Unesp, ampliação do teto salarial, a instituição anunciou a seus dirigentes que vai passar a respeitar o limite de salário definido pela Constituição. 


A aplicação dos limites passarão a valer nos salários a serem pagos no próximo dia 6. De acordo com emenda constitucional de 2003, os salários dos servidores estaduais devem ser limitados aos ganhos do governador, hoje fixado em R$ 20.662,00. 


Neste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) contestou salários aciuma do teto nas folhas de 2008 e 2011. Em abril, a reitoria havia informado que a USP já aplicava o teto salarial desde 2012. Mas, agora, informa que esse cálculo não levava em conta as gratificações - reguladas nesta decisão da reitoria.


Segundo o comunicado, deverão ser levadas em conta para o cálculo do teto, as gratificações após 2003, acumulações remuneradas e horas extras. A USP não informou por enquanto quantos servidores serão atingidos pela medida.


O limite salarial na universidade tem sido tema de polêmica nos últimos anos e vieram à tona neste ano pelas auditorias do TCE e também pela crise financeira que passa as universidades, sobretudo a USP. Hoje, a folha de pagamento da universidade representa 104% do seu orçamento.

Palavras-chave: usp teto salarial constituição federal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/usp-vai-adotar-teto-salarial-previsto-na-constituicao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid