Universitária é chamada de macaca, preta e safada

Estudantes protestaram na Unesp de Presidente Prudente (SP) em apoio à aluna vítima de racismo

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (1)




A estudante Thais Evandra de Carvalho Telles dos Santos, de 26 anos, registrou um boletim de ocorrência por injúria após ter sido vítima de racismo. Nesta quinta-feira, 4, ao entrar no banheiro feminino da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente (SP), onde estuda, encontrou a mensagem: "Thais Telles, preta, safada, macaca".


Colegas da universitária repudiaram o insulto e protestaram com batucada, exibindo faixas com frases contra o racismo. "Por uma Unesp livre do racismo" e "com quanto racismo e machismo se faz uma Geografia cinco estrelas", diziam as mensagens dos estudantes que, como Thais, cursam Geografia. Com a manifestação, aulas do curso foram paralisadas.


A Delegacia da Mulher vai investigar o caso, que repercutiu nas redes sociais. A aluna recebeu apoio e também se manifestou afirmando que o que aconteceu com ela "é apenas uma amostra grátis da sociedade brasileira".


Thais tem atuação destacada na Unesp. Ela é integrante do Coletivo Mãos Negras, criado em novembro do ano passado, que discute a valorização do negro e da cultura. A estudante morava em São Paulo e veio para Presidente Prudente em 2011.


Inadmissível

Palavras-chave: injúria racial crime de racismo direito penal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/universitaria-e-chamada-de-macaca-preta-e-safada

1 Comentários

Vagner Educador04/04/2014 21:21 Responder

A UNESP tem que investigar e descobrir o responsável por essa imbecilidade , pois é imperdoável que dentro de uma Universidade , onde geralmente as pessoas tem uma visão mais aberta sobre a vida em sociedade ,ainda estejam pessoas escravizadas por preconceitos e intolerância !

Conheça os produtos da Jurid