Um avião da Air France que ia do Rio a Paris desaparece; 228 estavam a bordo

Um avião da companhia francesa Air France-KLM com 228 pessoas a bordo - 80 delas brasileiras -, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu na madrugada desta segunda-feira enquanto fazia uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris.

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




Um avião da companhia francesa Air France-KLM com 228 pessoas a bordo - 80 delas brasileiras -, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu na madrugada desta segunda-feira enquanto fazia uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris. O avião, um Airbus A330-200 que fazia o voo 447, sumiu dos monitores dos radares por volta das 3 horas (horário de Brasília) no litoral do Brasil. As primeiras informações foram divulgadas no começo da manhã por fontes aeroportuárias francesas. O pouso estava previsto para as 11h10 da França (6h10 de Brasília) no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle. Pouco antes de 9 horas, a Air France disse que o avião provavelmente foi atingido por um raio. Fontes francesas afirmaram que "não havia esperança" para o voo 447 e seus ocupantes.

"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas. Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou às 11h10 como estava previsto", afirmou um funcionário aeroportuário no início da manhã. Momentos depois, as declarações tornaram-se ainda mais pessimistas. Fontes ouvidas pela agência France-Presse disseram que já não havia possibilidade de chegada do avião em segurança em Paris. Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica. O aeroporto parisiense criou um comitê de crise durante a manhã.

Comunicado - "A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que fazia a ligação Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou uma porta-voz da companhia aérea. De acordo com os franceses, o avião desapareceu sobre o Oceano Atlântico (de acordo com informações preliminares, o contato foi perdido perto da costa brasileira). "Em sua última comunicação, o capitão de bordo afirmou que aconteceram turbulências e depois a comunicação foi interrompida", afirmou uma fonte. Um porta-voz da Aeronáutica brasileira explicou que a aeronave já não foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Atlântico.

"Quando as aeronaves cruzam o Atlântico, fazem contatos por rádio para informar sua posição. O último contato deste avião aconteceu por volta de 1h30 GMT (22h30 de Brasília). Outro contato por rádio foi programado para as 2h20, mas já esta comunicação já não foi possível", afirmou o porta-voz. "A Aeronática então iniciou uma busca eletrônica da aeronave, tentando diversas frequências de rádio. Quando o avião não foi detectado pelo radar da Ilha do Sal, a Força Aérea decidiu preparar a operação de busca e salvamento". A Força Aérea enviou dois aviões para sobrevoar a região. Uma das aeronaves decolou do aeroporto de Salvador e outra de uma base aérea de Recife.

Sarkozy - O presidente francês Nicolas Sarkozy pediu ao governo que faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o Palácio do Eliseu, sede do governo. "Informado nesta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado. A possibilidade de sequestro foi descartada, declarou o ministro francês da Ecologia, Energia e Obras Públicas, Jean-Louis Borloo. "A hipótese de sequestro está claramente afastada. Estamos muito provavelmente na hipótese de um acidente", afirmou. O ministro disse ainda que o Airbus já estaria sem combustível se ainda estivesse voando. No aeroporto Charles de Gaulle, o clima era tranquilo.

A Air France divulgou que parentes de pessoas que estavam a bordo do voo AF 447 estão sendo levados para uma área especial do aeroporto Charles de Gaulle. A companhia aérea, cujo site brasileiro está no endereço www.airfrance.com.br, divulgou dois números de telefone para consulta de informações a respeito do caso. Para a França, o telefone é 0800-800-812. Para o Brasil e os demais países, o número é 00-33-1-57-02-1055. A companhia aérea promete divulgar uma lista com o nome de todos os passageiros por volta das 11 horas. O percurso entre Rio de Janeiro e Paris tem 9.145 quilômetros e o voo dura aproximadamente 10 horas e 20 minutos, quase todo sobre o Atlântico.

Gol e TAM - O Brasil teve dois grandes acidentes aéreos em 2006 e 2007. Em julho de 2007, todos os 187 ocupantes e 12 pessoas em terra morreram quando um Airbus A320 da TAM avançou além da pista do aeroporto paulistano de Congonhas, batendo em um prédio vizinho. Meses antes, um Boeing da Gol foi atingido sobre a Amazônia por um jato particular. Todos os 154 ocupantes do avião da companhia aérea morreram no acidente. A tragédia da Gol deu origem ao período do caos aéreo no país, com repetidos protestos dos controladores de voo e vários dias de crise profunda na aviação civil. Nos últimos meses, a situação se estabilizou, com uma redução drástica no número de atrasos.

Palavras-chave: avião

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/um-aviao-air-france-que-ia-rio-paris-desaparece-228-estavam-bordo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid