TST reconhece validade de quitação de horas extras em PDV

Fonte: TST

Comentários: (0)




A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso de uma bancária goiana que aderiu ao PDV do Banco do Estado de Goiás (BEG) - adquirido pelo Banco Itaú ? e cobra o pagamento de horas extras mesmo tendo dado quitação da parcela no recibo que assinou quando aderiu ao programa de desligamento voluntário.

A jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho em relação aos efeitos da adesão do empregado a PDV é clara e está expressa na Orientação Jurisprudencial nº 270 da SDI-1. A adesão não liquida todos os débitos trabalhistas, somente as parcelas e valores discriminados no recibo de quitação assinado pelas partes.

No caso julgado pela Quarta Turma do TST, havia expressa menção à parcela ?horas extras?. De acordo com o relator do recurso, ministro Barros Levenhagen, o termo de adesão ao PDV estabeleceu que, em troca do recebimento da indenização, a bancária daria quitação relativamente a todos os direitos decorrentes do contrato de trabalho, ?incluindo horas extras?.

?Note-se que no tocante à parcela objeto do litígio, houve a expressa quitação no termo de adesão firmado. É despicienda toda a argumentação relativa aos direitos trabalhistas existentes e sua proteção, uma vez que o pedido da bancária se restringiu às horas extras?, concluiu Levenhagen. A decisão foi unânime. (RR 1563/2002-010-18-00.4)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-reconhece-validade-de-quitacao-de-horas-extras-em-pdv

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid