TSE decide sobre cassação de Roriz na próxima quinta

Ele é acusado de uso da máquina pública em favor de sua campanha à reeleição em 2002.

Fonte: Folha Online, em Brasília

Comentários: (0)




O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá julgar na próxima quinta-feira (29), o recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do mandato do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB). Ele é acusado de uso da máquina pública em favor de sua campanha à reeleição em 2002.

O aviso de inclusão na pauta de julgamentos do TSE foi enviado na última sexta-feira (17) e foi publicado no Diário de Justiça de ontem. Segundo o relator do processo, ministro Carlos Velloso, o recurso do Ministério Público poderá ser julgado na sessão de 29 de abril, dois dias depois do julgamento do pedido de cassação dos mandatos do senador João Capiberibe (PSB-AP) e da mulher dele, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).

O vice-procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, recomendou a cassação do diploma de Roriz por abuso de poder econômico e político. Gurgel acusa o governador de desviar dinheiro público por meio de contratos com o Instituto Candango de Solidariedade para duas empresas, que teriam trabalhado em seu comitê eleitoral.

Na hipótese de o governador ser cassado, a vice-governadora, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), também perderá o cargo. O TSE terá então, que decidir sobre a necessidade de se convocar novas eleições na cidade, ou ainda se o candidato derrotado do PT, Geraldo Magela, que ficou em segundo lugar por uma diferença de 15 mil votos, poderá assumir o lugar de Joaquim Roriz.

A sustentação oral da defesa do governador será feita pelo advogado e ex-ministro do STJ, Pedro Gordilho. Roriz também responde a inquéritos criminais no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tse-decide-sobre-cassacao-de-roriz-na-proxima-quinta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid