TRT-PR cria Comissão de Acessibilidade no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Grupo vai estudar medidas para melhorar acesso a todas as unidades da Justiça do Trabalho

Fonte: TRT-PR

Comentários: (0)




O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná criou uma Comissão de Acessibilidade para estudar as medidas necessárias para remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e normativas nas unidades da Justiça do Trabalho de todo o Estado, de forma a oferecer melhores condições a todas as pessoas com deficiência que procuram pela Justiça. A comissão foi instituída durante o encontro que acontece na sede do TRT-PR, em Curitiba, nesta terça-feira, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento reúne profissionais ligados a instituições que defendem os direitos das pessoas com deficiência, bem como magistrados, procuradores, estudantes e servidores da Justiça do Trabalho. A abertura do evento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, contou com apresentação do Coral Meninos de Angola, do Instituto Paranaense de Cegos.


"O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná é pioneiro em iniciativas voltadas ao atendimento a pessoas com deficiência. Há dois anos preparamos servidores e magistrados na Língua Brasileira de Sinais para o atendimento à pessoa surda que procura pela Justiça; temos aqui o primeiro magistrado cego do Brasil; todas as novas unidades da Justiça do Trabalho já estão sendo construídas e reformadas visando à acessibilidade, porém buscamos sempre avançar para dar a todos condições adequadas de acesso à Justiça", lembrou o presidente do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas.


Para o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, presidente da Comissão de Acessibilidade do TRT-PR, é preciso que todas as estruturas sejam adequadas não só às pessoas com deficiência, mas também aos idosos e gestantes. "As instituições precisam estar preparadas para atender a todos, tanto na estrutura física como na área tecnológica e no acesso às carreiras. Não são as pessoas que precisam se adequar à estrutura existente, é preciso oferecer meios adequados para que todos tenham acesso e a mesma oportunidade", enfatizou.


O encontro, cujo tema é "O Brasil e a Justiça do Trabalho em Prol da Sociedade Inclusiva",  prossegue nesta terça-feira até as 17 horas, na sede do TRT-PR - na Alameda Carlos de Carvalho, 528, e é aberto a todos.


Entre os temas em debate estão: "O caminho a ser percorrido - a necessidade de remoção das barreiras arquitetônicas em prol da sociedade inclusiva", por  Marco Antônio Pellegrini, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; "As dificuldades do cego para a sociedade inclusiva", por Moisés Bauer Luiz, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e da Organização Nacional de Cegos do Brasil; "Resolução 64/2010 do CSJT - O caminho percorrido", pela professora Shyrlei Vilhalva, do Centro Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas Surdas de Mato Grosso do Sul; "Combate à discriminação ao trabalhador com deficiência", pela procuradora do Trabalho Thereza Cristina Gosdal; "A Acessibilidade e a Resolução 64/2010 CSTJ na aplicação da Justiça do Trabalho", pelo juiz do Trabalho Cássio Colombo; "O cumprimento da lei de cotas no Paraná", por José Simão Stczaukoski  da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná e "A Democracia e a Lapidação dos Direitos Humanos e a Sociedade Inclusiva", pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca.


Informações à Imprensa:


Flaviane Galafassi
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br

Palavras-chave: Acessibilidade Justiça do trabalho Método Grupo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/trt-pr-cria-comissao-de-acessibilidade-no-dia-nacional-da-luta-da-pessoa-com-deficiencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid