TRF2 nega pedido de candidato reprovado em exame psicotécnico para participar das demais etapas do concurso público da Polícia Federal

A decisão do Tribunal se deu em resposta à remessa necessária e apelação cível apresentada pela União visando a reforma da sentença da 6ª Vara Cível de Vitória/ES, que havia decidido favoravelmente ao candidato.

Fonte: TRF 2ª Região

Comentários: (0)




A 8ª Turma Especializada do TRF2, por unanimidade, negou o pedido de candidato no concurso público para Agente de Polícia Federal, que pretendia a anulação de ato administrativo que decretou sua reprovação no exame psicotécnico. Além disso, M.M.R. pretendia que a União fosse obrigada a efetuar sua matrícula e a garantir sua participação no curso de formação profissional da PF.

A decisão do Tribunal se deu em resposta à remessa necessária e apelação cível apresentada pela União visando a reforma da sentença da 6ª Vara Cível de Vitória/ES, que havia decidido favoravelmente ao candidato.

De acordo com o relator do caso no Tribunal, desembargador federal Poul Erik Dyrlund, o candidato teve pleno conhecimento dos critérios utilizados na avaliação do seu exame psicotécnico, ?razão pela qual inexiste o alegado prejuízo decorrente da suposta ignorância acerca dos critérios utilizados?.

O magistrado lembrou, em seu voto, que a Administração Pública colocou à disposição de M.M.R. ?banca revisora, composta por psicólogos, e designou sessão de revisão, na qual o requerente teve acesso a todos os critérios de avaliação e aos motivos pelos quais foi considerado não-recomendado, bem como aos testes produzidos por si mesmo e ao perfil psicológico do cargo em questão?, explicou.

Em suma, o relator ressaltou que o candidato foi devidamente avaliado por critérios objetivos, tendo sido considerado não-recomendado ?por não possuir temperamento adequado ao exercício das atividades inerentes à categoria funcional em questão?, encerrou.

Processo nº 2002.50.01.004328-0

Palavras-chave: concurso público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/trf2-nega-pedido-candidato-reprovado-em-exame-psicotecnico-para-participar-demais-etapas-concurso-publico-policia-federal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid