TJSP decide que cláusula compromissória tem caráter obrigatório e efeito vinculante

A Câmara acolheu recurso de uma empresa devedora e extinguiu a execução iniciada sem o julgamento do mérito. A execução tinha como fundamento a cláusula compromissória prevista no contrato firmando entre as partes

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




A 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento a apelação proposta por empresa devedora para extinguir, sem julgamento do mérito, a execução iniciada, com fundamento na cláusula compromissória prevista em contrato firmado entre as partes, subordinando a solução de eventuais conflitos à competência do juízo arbitral.


De acordo com o voto do relator do recurso, desembargador Melo Colombi, “uma vez pactuada por partes capazes como forma de dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis, a cláusula compromissória adquire caráter obrigatório e efeito vinculante”.


Por unanimidade, a turma julgadora acompanhou o voto do relator e entendeu que, em hipóteses semelhantes, o poder do magistrado togado reserva-se às questões não englobadas no pacto, ou seja, em situações que comportem execução judicial ou relativas a vício da decisão arbitral.


Também participaram do julgamento os desembargadores Thiago de Siqueira e Lígia Araújo Bisogni.

 

Palavras-chave: Cláusula compromissória; Efeito vinculante; Execução; Competência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tjsp-decide-que-clausula-compromissoria-tem-carater-obrigatorio-e-efeito-vinculante

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid