TJ concede direito à inclusão de sobrenome materno omitido no nascimento

Câmara reformou sentença que negou retificação do registro da autora, a qual justificou o pedido com o desejo de aproximação às suas raízes familiares

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




A 1ª Câmara de Direito Civil do TJ acolheu recurso de uma mulher contra sentença que lhe negara o direito de retificar o nome com a inclusão do sobrenome de sua mãe. Ela justificou o pedido com o desejo de aproximação às suas raízes familiares. Na época, sustentou, tal omissão era praxe nos cartórios de registro civil. Na comarca, o pedido foi negado em razão da existência de pendências financeiras registradas em nome da demandante junto ao SPC.


No apelo, a autora afirmou que a mera inclusão do sobrenome não impossibilita sua identificação, e que nada impede que os órgãos creditícios sejam informados da mudança de nome, mantidas as pendências enquanto não quitadas. Os desembargadores entenderam irrelevantes as pendências financeiras da apelante diante da inocorrência de maiores dificuldades para identificá-la com precisão, sem prejuízo algum a terceiros.


A relatora da questão, desembargadora substituta Denise Volpato, disse que deve prevalecer o direito à identidade familiar como expressão material da dignidade humana. A câmara determinou a expedição de um ofício ao SPC informando o acréscimo do sobrenome materno. Denise acrescentou ser "admissível a inclusão de sobrenome materno omitido no registro civil de nascimento, mormente quando, sob o aspecto funcional, vier a facilitar a perfeita identificação da pessoa no seio da família e da sociedade". A votação foi unânime.

 

Apelação Cível nº 2011.042767-1

Palavras-chave: Retificação; Registro; Sobrenome; Inclusão; Omissão; Nascimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-concede-direito-a-inclusao-de-sobrenome-materno-omitido-no-nascimento

1 Comentários

Ricardo Steinhorst Kraetzig Advogado02/12/2012 18:56 Responder

A preocupação em resguardar os credores e, ao mesno tempo o direito ao nome, é louvável. São decisões como esta que nos renovam esperanças no Poder Judiciário como um todo.

Conheça os produtos da Jurid