Suprema Corte dos EUA determina aplicação de lei da Califórnia que proíbe 'cura gay'

Juízes recusaram pedido de revisão de texto por parte de defensores de terapias reparativas

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




A Suprema Corte dos EUA abriu o caminho para iniciativas que embarreiram a "cura gay", ao determinar a aplicação de uma lei da Califórnia que proíbe o aconselhamento psicológico que visa a transformar menores gays em heterossexuais.


A Lei da Califórnia deveria entrar em vigor no ano passado, mas ficou em espera por conta de ações que tentaram derrubá-la. A Justiça não atendeu ao recurso de apoiadores da chamada conversão ou terapia reparativa.


Os juízes mantiveram uma decisão de agosto de 2013 que dizia que o banimento cobria atividades profissionais que cabem ao estado regular, e que não violava a liberdade de expressão dos profissionais e dos pacientes buscando tratamento.


No ano passado, o Tribunal de Apelações dos EUA foi favorável ao entendimento, defendido por ?legisladores da Califórnia, de que ?terapias destinadas a mudar a orientação sexual para menores de 18 anos estavam fora das pesquisas científicas e têm sido repudiadas pelos principais grupos médicos, além serem consideradas potencialmente perigosas.


"A Suprema Corte decidiu bloquear qualquer abertura possível para se permitir mais abuso infantil psicológico na Califórnia", disse o senador estadual Ted Lieu, autor da lei, nesta segunda-feira. "A recusa do Tribunal em aceitar o apelo de terapeutas com fundamentos ideológicos extremos e? que? praticam o charlatanismo de terapia de conversão gay é uma vitória para o bem-estar da criança,? da? ciência e? dos?princípios humanos básicos."


A lei diz que terapeutas profissionais e conselheiros que ofereçam tratamentos destinados a eliminar ou reduzir atração pelo mesmo sexo em seus pacientes estão apresentando conduta não profissional e, por isso, est ?ão? sujeito?s? a sofrer revisões em seus licenciamentos. A lei, entretanto, não abrange ações de pastores e conselheiros leigos que forneçam terapias de "cura gay" por meio de programas da igreja.


Os grupos que criticam a lei argumentam que os legisladores não têm comprovação científica de que a terapia faz mal. O governador de Nova Jersey Chris Christie assinou uma lei proibindo a prática em seu estado no ano passado.

Palavras-chave: cura gay direito internacional

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/suprema-corte-dos-eua-determina-aplicacao-de-lei-da-california-que-proibe-cura-gay

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid