STJ suspende processo administrativo contra comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada do RS

O ministro Hamilton Carvalhido, no exercício da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu processo administrativo contra o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada do Rio Grande do Sul.

Fonte: STJ

Comentários: (0)




O ministro Hamilton Carvalhido, no exercício da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu processo administrativo contra o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada do Rio Grande do Sul. O Ministério Público Federal do Estado em Santa Maria instaurou procedimento administrativo contra o comandante por possíveis punições em virtude do direito de petição dando o prazo de 20 dias, e posteriormente mais dez, para que ele apresentasse todas as decisões de punições militares proferidas pela organização militar nos anos de 2007 e 2008.

A União apresentou o habeas corpus ao STJ em favor do comandante, no qual defende que o pedido genérico de fornecimento de ampla documentação, baseado apenas na suspeita de violação ao direito individual de petição, implica indevida intrusão na organização da instituição, com o objetivo de investigar todo o funcionamento da unidade militar, sem justa causa para o procedimento e ?ladeando a competência do Ministério Público Militar para o controle externo da atividade militar?. O objetivo do pedido é trancar o procedimento administrativo e quaisquer outras medidas nesse sentido ou, que se determine ao MP que remeta ao Exército Brasileiro a cópia do procedimento administrativo de investigação e que, ao menos, detalhe quais os objetivos reais da diligencia de modo a torná-la mais factível, operacional e efetiva, além de conceder prazo realista para o cumprimento.

Ao apreciar o habeas corpus, o ministro Hamilton Carvalhido considerou que o perigo da demora (periculum in mora) é manifesto, assim como a plausibilidade jurídica do pedido. O ministro ressaltou que a justa causa não é exclusiva da ação penal; ela é igualmente pertinente a toda e qualquer investigação ou providencia penal, como é do Estado Social e Democrático de Direito.

Para Carvalhido, a concessão da medida urgente possui amparo nos autos, devendo-se impedir, neste momento, danos irreparáveis ao comandante e à instituição militar. O pedido foi deferido em parte para suspender o procedimento administrativo e outras medidas iniciadas pela Procuradoria da República em Santa Maria no Rio Grande do Sul contra o comandante vinculadas ao mesmo processo.

HC 175181

Palavras-chave: processo administrativo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stj-suspende-processo-administrativo-contra-comandante-da-6a-brigada-de-infantaria-blindada-do-rs

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid