STF vai decidir se julga caso de filho que processa pai por abandono afetivo

Filho cobra dano moral do pai por ter sido abandonado.

Fonte: STJ

Comentários: (1)




A discussão sobre a possibilidade de um filho cobrar dano moral do pai por ter sido abandonado afetivamente chega à Corte Constitucional do país. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os autos do recurso especial em que um estudante mineiro pleiteia indenização do pai, que não o teria amparado emocionalmente durante sua infância e juventude.

No final de 2005, a Quarta Turma do STJ reformou decisão da Justiça de Minas Gerais que havia reconhecido o direito do jovem a receber ressarcimento financeiro do pai no valor de 200 salários mínimos. A defesa do jovem quer que a questão seja reavaliada, agora sob o enfoque constitucional. Ela alega ofensa ao direito de receber indenização por danos morais e ao princípio da dignidade da pessoa humana.

O admissão do recurso extraordinário, dirigido ao STF, passa sempre pela presidência do STJ. Em março deste ano, o vice-presidente do Tribunal, ministro Francisco Peçanha Martins, não admitiu a ida do recurso em questão à Corte Constitucional porque, no seu entender, ao decidir a matéria em debate, a Quarta Turma embasou-se unicamente na interpretação de normas infraconstitucionais, bem como no entendimento firmado no próprio STJ. Assim, não se poderia falar em ofensa direta à Constituição, o que inviabiliza o recurso ao STF.

Desta decisão, a defesa do jovem interpôs agravo de instrumento, um recurso que irá submeter a admissão do recurso extraordinário diretamente ao próprio STF (Ag nº RE 22.995).

Palavras-chave: filho

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-vai-decidir-se-julga-caso-de-filho-que-processa-pai-por-abandono-afetivo

1 Comentários

Maria Cristina professora11/10/2007 19:45 Responder

Ao meu ver o caso deve ser levado ao STF, pois se a Constituição não previu esta situação, nem a sociedade atendou para a gravosidade de ter um pai ausente , as consequências, as sequelas,a dor profunda que se instalaram na vida deste jovem e de muitos outros que são abandonados ao nascerem, são abandonados ou esquecidos com a separação do casal. São seres indefesos a mercê da vontade de seus pais e o que lhes resta? Nem mesmo a consideração e o respeitopaterno gozam e isto é uma realidade. Acho também que o valor da indenização é simplório ,pois posso inferir as oportunidades que este jovem perdeu na vida em razão das agruras morais que sofre desde que passou a compreender o abandono paterno.

Conheça os produtos da Jurid