STF nega em definitivo proibição de livro sobre João Gilberto

Músico alega que a obra apresenta conteúdo ofensivo à sua intimidade; livro contém coletânea de publicações sobre o artista

Fonte: STF

Comentários: (0)




O STF (Supremo Tribunal Federal) negou de maneira unânime e definitiva o pedido do músico João Gilberto para que sua biografia fosse retirada de circulação. A obra é de autoria do professor da USP (Universidade de São Paulo) Walter Garcia e foi lançada em 2012 pela editora Cosac Naify.


A relatora, ministra Carmen Lúcia, também é relatora da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pela Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros), que pede que sejam declarados inconstitucionais os artigos 20 e 21 do Código Civil, que dão margem à proibição de biografias não autorizadas (entenda a questão em artigo que discute embate das biografias).


O músico alega que a obra apresenta conteúdo ofensivo à sua imagem e intimidade, pela exposição não autorizada do seu retrato pessoal.


De acordo com o processo, o livro foi criado no intuito de unificar tudo o que publicamente já se escreveu de importante sobre o artista, além de apresentar uma seleção de entrevistas e reunir depoimentos de pessoas, músicos, parceiros e jornalistas.


O pedido já havia sido negado pela 9ª Vara Cível de São Paulo em agosto deste ano. Segundo o magistrado Guilherme Stamillo Santarelli Zualiani, que julgou o pedido à época, “a biografia é uma obra de informação e, como tal, deverá ser admitida, ainda que sem consentimento do biografado”.

Palavras-chave: direito da propriedade intelectual biografias não autorizadas código civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-nega-em-definitivo-proibicao-de-livro-sobre-joao-gilberto

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid