Site de compra coletiva é proibido de vender drenagem linfática

Segundo o presidente do Coffito, a comercialização desses pacotes sem diagnóstico pode pôr em risco a saúde dos pacientes

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários: (7)




A venda de pacotes de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional por meio de sites de compra coletiva foi proibida, de acordo com uma resolução do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) publicada nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União".


Entre os tipos mais comuns de tratamentos oferecidos pelos sites, estão a drenagem linfática, radiofrequência e aplicação de Manthus.


Segundo Roberto Cepeda, presidente do Coffito, a comercialização desses pacotes sem diagnóstico pode pôr em risco a saúde dos pacientes.


"O profissional tem de fazer uma primeira avaliação e só depois indicar um procedimento. Com a venda pelos sites, isso é ignorado", afirmou.


A fiscalização será realizada pelos conselhos regionais de fisioterapia e terapia ocupacional e por meio de denúncias. A punição para quem desrespeitar a resolução vai de advertência até a suspensão do exercício profissional.


O presidente do Coffito afirmou que não houve nenhum caso de morte ou problema de saúde grave por conta da venda indiscriminada desses serviços, mas que a ideia é "trabalhar preventivamente".


Os sites de compra coletiva também oferecem serviços odontológicos.


A Folha procurou o Peixe Urbano e o Groupon, dois dos maiores sites de compra coletiva do país, que já venderam esses serviços, mas ainda não obteve resposta.

 

Palavras-chave: Site; Compra coletiva; Proibição; Resolução; Coffito; Drenagem linfática

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7 Comentários

Falencia aos sites de Compra Coletiva Engenheira24/08/2011 19:35 Responder

Excelente decisão! Esses sites desmerecem profissionais qualificados quando leiloam serviços tecnicos a preços de banana. Por mim fechavam todos!

LUCIANE MASSOTERAPEUTA25/08/2011 0:13 Responder

duvida E PARA QUEM NÃO É FISIOTERAPEUTA ISSO VAI VALER TBM??

Andreia Souza advogada25/08/2011 11:00 Responder

Não basta colocar na hora da venda uma cláusula dizendo que a pessoa fica sujeita a uma avaliação????

LUCIANE MASSOTERAPEUTA25/08/2011 13:40 Responder

Acho errado pois ofende um principio da economia oferta e da procura. O mercado faz isso as pessoas vão onde é cobrado menos isso é fato. Coloca na oferta então sujeito a uma avaliação pronto não é a toa que é conflito. Este concelho querem tudo só para eles igual a médicos. Quanto aos massoterapeutas esta resolução não se aplica cade o direito garantido??

LUCIANE MASSOTERAPEUTA25/08/2011 14:49 Responder

O único poder legítimo para proibir ou não o trabalho é o Poder judiciário e não o Ministério Público. este conflito gosta de uma polemica !!!!

luma massoterapeuta27/08/2011 22:39 Responder

Onde esta o numero da lei,se é que existe mesmo tal proibiçao ? Baseado em que tal conselho imagina que começa-se um tratamento sem avaliaçao? A que tipo de avaliaçao ele se refere? Seria um atestado médico habilitando a cliente a receber drenagem linfática ou um percentual nas vendas realizadas por tais sites ??????? talvez venha ai mais um imposto a ser pago...Agora para o tal \\\"conflito\\\" ...precisamos nos mobilizar...

Tenti analista29/08/2011 19:07 Responder

Nós sempre vemos os ?donos? desses négocios na TV(dono do peixe urbano) falando que é algo inovador, que todos deviam aproveitar, tudo isso somado com as pessoas(como eu) fazendo comentários, dizendo que adoram, que está tudo muito barato. Mas peraí!! E os donos dos estabelecimentos que oferecem esses descontos? O que eles acham disso? por que, bem?, só para lembrar, a ídeia da compra coletiva não é ter lucro imediato e sim conseguir que as pessoas coloquem o pé em seu estabelecimento. A lucratividade viria após o término dessa promoção, quando realmente é visto os resultados desse novo modelo, que infelizmente, como não sou empresário, posso apenas opinar, dizendo: ?Não acredito na satisfaçãoo dos empresários utilizando esse modelo de négocio.? Penso assim, não por que acho que estão roubando os pobres empresários do Brasil, o que não é verdade, apesar de eu concordar que esse modelo é insustentável financeiramente, os donos dos estabelecimentos oferecem 90/80% de desconto para seus produtos/serviços por espontânea vontade. O maior problema não é econômico, mas sim, as premissas que se baseiam esse modelo de marketing, que são muito simples, fracas, não refletem corretamente o comportamento humano em relação ao mercado. Quem foi que disse, que se fizermos uma promoção de 70% de desconto para um grupo grande de pessoas durante o mês de agosto, no próximo mês, irá ter um número maior de clientes que irão pagar o preço completo do serviço? que lógica é essa? Antes das compras coletivas surgir, eram feitas propagandas, com o intuito de atingir o máximo de pessoas possíveis, para que, com sorte, atinjisse o maior número com um perfil de interesse ao produto/serviço. Agora, após, é utilizada a mesma publicidade, mas com um acréscimo. Os descontos. Conseguem imaginar o perfil das pessoas que eles atraem? Além das pessoas que antes pagavam o valor completo pelo serviço (os tais clientes fiéis), agora, utilizam os descontos para tirar vantagem da situação (mostrando, que de fiéis o inferno ta cheio), ainda vem uma leva de pessoas, cuja a ídeia de voltar outra vés, sem a utilização dos cupons, passa longe, ou pior, um trocadilho ? Até passa, mas só da um tchau pro dono do estabelecimento, às vezes, um sinal de joinha. É um ?marketing suicida?, onde você arrisca seu négocio, oferecendo seu produto praticamente de graça, esperando que no futuro, chovam clientes que vão suprir as despesas geradas pelo descontos. Para pensar? A relação que existe entre um estabelecimento que participa de um sistema de compras coletivas com o consumidor pode ser comparada com a relação existente entre os leilões da receita federal com as pessoas. A receita federal vende mercadorias apreendidas de contrabando com preços muito abaixo do mercado, por isso, geram uma fila enorme de pessoas. Nesses leilões, não existe a tal da ?experiencia?, que o local tem que oferecer para atrair pessoas. Todos estão lá pelo preço. Experimenta tornar os valores iguais ao do mercado e veja o resultado. Mas Ei!!! nada disso importa, pois o objetivo desse leilões não é o lucro certo?, mas e o dos estabelecimentos? Para finalizar, Eu vou postar um link de um texto falando sobre o groupon e seu prejuízo, e um relatório da agência federal americana, o SEC(Comissão de Valores Mobiliários) com os dados financeiros do Groupon, durante os anos. Em português ? http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/06/02/groupon-relatorio-de-ipo-revela-prejuizo-de-us-413-milhoes-em-2010/ Inglês ? http://www.businessinsider.com/groupon-files-for-ipo-2011-6?op=1 Relatório ? http://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1490281/000104746911005613/a2203913zs-1.htm

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