Sindicato acionará Justiça contra jogos às 13h na Copa

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol está preocupada com os efeitos do calor sobre a saúde dos jogadores

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




Preocupada com os efeitos do calor sobre a saúde dos jogadores, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) promete entrar na segunda-feira com uma ação judicial contra a Fifa pedindo a alteração de 24 jogos da Copa marcados para as 13 horas.
 
 
Se não puderem ser adiados, o sindicato que defende os direitos dos jogadores vai pedir, como alternativa, a adoção de paradas para reidratação durante as partidas.


A ação se baseia em um estudo científico realizado no ano passado que comprovaria os malefícios das altas temperaturas sobre o organismo dos atletas - os resultados oficiais serão divulgados nesta sexta.


Entre junho e julho (mesmo período da Copa), foram realizados quatro jogos-teste com atletas profissionais em Manaus, Brasília, Fortaleza e São Paulo às 13 e 15 horas.


Os atletas ingeriram uma cápsula com um sensor térmico e um aparelho media a temperatura corporal em diversos momentos do jogo.


A pesquisa foi coordenada pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, um dos mais renomados especialistas brasileiros em Fisiologia do Exercício.


O advogado Eduardo Novaes informa que o sindicato decidiu adotar medidas judiciais depois de notificar a Fifa inúmeras vezes sobre os dados do estudo.


No final do ano passado, o presidente da Fenapaf, Rinaldo Martorelli, entregou o estudo pessoalmente ao presidente da Fifa, Joseph Blatter. Sem obter respostas satisfatórias, o sindicato decidiu entrar com a ação judicial faltando menos de 30 dias para o Mundial.

Palavras-chave: copa do mundo 2014 jogos direito desportivo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sindicato-acionara-justica-contra-jogos-as-13h-na-copa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid