Servidores fazem greve, mas reitoria da UEPB considera adesão baixa

Movimento quer reajuste salarial e garantia de autonomia financeira

Fonte: G1

Comentários: (0)




Os servidores técnicos e administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (5). O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior (Sintesp) calcula que a instituição possui cerca de 800 funcionários nestes segmentos em oito campi e a expectativa é de que a paralisação continue por tempo indeterminado. Apesar do movimento ter começado no primeiro dia do ano letivo para 21 mil alunos, a assessoria de imprensa da reitoria informou que a adesão ainda é baixa e garantiu que os serviços estão sendo oferecidos no ritmo normal, especialmente no campus de Campina Grande, o maior da universidade.


"Os servidores estão trabalhando normalmente em todos os departamentos e no prédio da Administração Central, que é um dos mais movimentados. Os alunos não estão sendo prejudicados. Todas as aulas começaram pela manhã e vão ter continuidade à tarde e à noite", explicou a assessora Tatiana Brandão.


A decisão pela greve foi tomada na sexta-feira (2) durante uma assembleia realizada em Campina Grande. De acordo com Severino Ramos, presidente do Sintesp na UEPB, o comando de greve faz uma reunião no começo da tarde desta segunda-feira para definir os rumos a serem tomados nos primeiros dias.


Entre as reivindicações estão o reajuste salarial de 11,34% e o respeito à lei de autonomia financeira da instituição, por parte do governo estadual. Os servidores argumentam que a lei não estaria sendo cumprida desde fevereiro, quando o governo publicou no Diário Oficial do Estado limites para o repasse dos recursos à universidade.


Além dos servidores, os docentes fizeram uma assembleia na sexta-feira para avaliar a possibilidade de entrar em greve, mas não chegaram a um acordo. Uma nova votação foi marcada para 14 de março. A categoria é formada por 1,3 mil professores.

Palavras-chave: Greve; Adesão baixa; Reajuste salarial; Autonomia financeira

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/servidores-fazem-greve-mas-reitoria-da-uepb-considera-adesao-baixa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid