Servidores burlam norma que dá licença remunerada para curso

Senado paga licença irregular para funcionários fazerem cursos de aperfeiçoamento profissional

Fonte: Exame

Comentários: (0)




Segundo regulamento do Senado, a cada cinco anos, servidores têm direito a tirar três meses de licença remunerada para realizar cursos de aperfeiçoamento profissional que tragam "conhecimento relevante" para a Casa. Em 2013, um terço das 143 licenças dadas apresentaram indícios de fraudes, irregularidades e não cumprimento de requisitos.


Nem todos os requisitos exigidos para obter a licença são seguidos. É previsto o benefício, por exemplo, para realização de cursos de língua estrangeira em país onde o idioma seja oficialmente praticado.


Contudo, 39 dos servidores beneficiados fizeram aulas de línguas em Brasília mesmo, aponta o levantamento do jornal. Outros 33 conseguiram a licença remunerada para estudar língua portuguesa, sendo 13 deles em cursos pela internet.


Ainda de acordo com o jornal, a carga horária mínima determinada pelo regulamento para ter direito ao benefício - de 16 horas semanais - nem sempre é seguida a risca. Pelo menos 12 funcionários se enquadram nesse perfil.


"É o caso de um funcionário que trabalha na edição de anais, com salário de R$ 18 mil. Ele ganhou 89 dias de licença para fazer um curso de espanhol em Brasília. Estudava duas horas por semana.", destaca a reportagem. O Senado não paga o curso, mas permite a licença remunerada.

Palavras-chave: direityo público fraude servidores públicos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/servidores-burlam-norma-que-da-licenca-remunerada-para-curso

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid