Senador protesta contra críticas dos EUA ao Judiciário brasileiro

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, encaminhou ofício de agradecimento ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pela solidariedade manifestada contra as críticas à Justiça brasileira feitas no relatório anual do Departamento de Estado norte-americano sobre direitos humanos no mundo.

O relatório é feito anualmente e, no mês de fevereiro último, foi apresentado e encaminhado ao Congresso dos Estados Unidos. A parte relativa ao Brasil contém, de acordo com jornal Folha de S. Paulo, duras críticas ?dirigidas ao Judiciário, sua lentidão e suposta conivência com crimes no campo?. ?Segundo o texto, o local com mais registro de violência contra líderes trabalhistas é o Pará, Estado onde a missionária Dorothy Stang foi morta por pistoleiros?, afirma a reportagem da Folha, que serviu de base para a manifestação do senador.

No ofício que encaminhou ao TST, Mozarildo Cavalcanti afirma que o relatório se baseia ?em pressupostos injuriosos e objetiva tão somente a agressão e a desmoralização do Poder Judiciário brasileiro e das instituições policiais do nosso Estado, levando-se a um falso juízo a respeito da atuação e da dignidade da Justiça brasileira e de seus representantes no desempenho de suas funções.?

No agradecimento encaminhado ao senador, Vantuil Abdala observa que ?não é esta a primeira vez que organismos internacionais investem contra instituições da área da Justiça no Brasil?, e que ?muitas vezes essas críticas são apressadas e indevidamente generalizadas, pois se referem a casos excepcionais e localizados?. Na sua avaliação, ?essas críticas são feitas sem olhar suas próprias mazelas, principalmente quanto ao desrespeito a questões ambientais e fundadas na maioria das vezes em meros interesses econômicos?.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senador-protesta-contra-criticas-dos-eua-ao-judiciario-brasileiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid