Senador alerta para riscos das promessas baseadas no pré-sal

Cristovam citou uma série de problemas que podem afetar a produção do petróleo em alto-mar, como o ecológico, pois o risco de vazamentos é muito alto

Fonte: Estado de São Paulo

Comentários: (1)




Em discurso nesta sexta-feira (25), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um alerta para que a população não fique tão eufórica com promessas baseadas na riqueza proveniente da exploração dos poços de petróleo do pré-sal.


– Sei que quem faz alerta diante de euforias, quem diz “cuidado, as coisas não são tão fáceis assim”, não é bem recebido. Porque euforia a gente gosta de ter ao máximo, mas eu tenho obrigação de dizer que as coisas não são como estão querendo nos vender e estão carregadas de risco – afirmou.


Cristovam citou uma série de problemas que podem afetar a produção do petróleo em alto-mar, como o ecológico, pois o risco de vazamentos é muito alto. Segundo disse, seu maior medo é que haja pressa na exploração do petróleo e que, por isso, relaxem na proteção ambiental ou fechem os olhos às necessidades técnicas para evitar vazamentos. Também citou a expectativa do preço do petróleo, que poderá baixar no futuro, seja pela diminuição da demanda ou pelo surgimento de novas fontes energéticas; e o risco de não haver o desenvolvimento da tecnologia especial para extrair petróleo em situação tão adversa, a quase sete mil metros abaixo do nível do mar, quase a altura do Everest.


Outros pontos, de acordo com o parlamentar, podem interferir na equação idealizada pelos mais otimistas, como a falta de mão de obra especializada. Cristovam afirmou que será preciso ter o “mais engenheiros do pré-sal”, nos moldes do programa Mais Médicos, pois a expectativa é que a produção da Petrobras pelo menos dobre, sem existir engenheiros para tanto. Outro risco é o de faltar recursos à Petrobras para bancar sua parte de 40% nos consórcios e, nesse caso, adverte, quem arcará com a conta será o Tesouro, "seja emitindo novos títulos, seja tirando dinheiro da saúde, da educação ou restringindo o aumento salarial dos servidores".


E mesmo que nada conspire contra, afirmou Cristovam Buarque, ainda há o risco de um processo de desindustrialização motivado pelo excesso de dólares, a “doença holandesa” – uma referência ao processo descrito por Celso Furtado quando estudou o caso da Venezuela. Nessa situação, explicou, o país que tem excesso de dólar deixa de produzir bens industriais que pode comprar no exterior a preços e qualidade inferiores. Além disso, frisou o senador, há o risco da espera, "de vender uma ilusão e acomodar a sociedade à espera de uma riqueza que ainda não é palpável, só teórica".

Palavras-chave: senador cristovam buarque alerta riscos pré-sal promessas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senador-alerta-para-riscos-das-promessas-baseadas-no-pre-sal

1 Comentários

Marcia advogada29/10/2013 11:53 Responder

Esse Senador é um dos raros políticos que ainda tenho alguma espécie de respeito e consideração. O que ele fala é o mínimo com o que se deve preocupar o povo brasileiro. Há muito mais coisa envolvida. É como já disseram: \\\"Para cada ilusão existe uma desilusão\\\". E eu completo: o que é uma desilusão senão motivo para grande dor e sofrimento? Assim espero que todos enfrentem a realidade conforme surgir, sem ilusões, contribuindo conforme puderem para aprimorar o crescimento desse país sem prejudicá-lo.

Conheça os produtos da Jurid