Senado tem 3.241 servidores "indicados" e 2991 efetivos

O Ministério Público suspeita de possível abuso na contratação de um número exacerbado de indicados, em prejuízo aos cofres públicos

Fonte: Exame

Comentários: (3)




Sob o comando de Renan Calheiros, o Senado passou a ter neste ano mais funcionários admitidos por apadrinhamento do que por mérito. Hoje, nove meses após a posse do peemedebista alagoano, a Casa tem 3.241 funcionários comissionados, nomeados por meio de indicação. Já a folha de servidores efetivos míngua aceleradamente e conta, agora, com 2.991 pessoas.


O Ministério Público Federal em Brasília abriu inquérito civil no mês passado para investigar o loteamento partidário nas nomeações de comissionados no Senado. A investigação parte da suspeita de possível abuso na contratação de um "número exacerbado" de indicados, em "prejuízo aos cofres públicos".


Na avaliação preliminar de um procurador da República que analisa o caso, os números de 2013 configuram "claramente" o descumprimento de uma orientação do Ministério Público para que menos da metade dos cargos seja ocupado por pessoas de livre nomeação.


O inquérito vai apurar também eventual descumprimento dos direitos dos servidores efetivos e dos aprovados no concurso mais recente da Casa.


Promessas


Renan assumiu em fevereiro a presidência do Senado, anunciando corte de custos e na folha de pessoal. Entre as medidas, suspendeu por 180 dias, vencidos em outubro, a nomeação dos selecionados por meio de concurso.


De lá para cá, apenas três servidores efetivos foram contratados, segundo o Portal da Transparência do Senado. Mas a porta de entrada para apadrinhados continuou aberta. No mesmo período, houve 542 admissões, bem mais que o suficiente para repor aposentadorias, afastamentos e exonerações nessa categoria da folha de pagamento.

Palavras-chave: senado federal ministério público exoneração servidores públicos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-tem-3241-servidores-indicados-e-2991-efetivos

3 Comentários

Oliveira advogado.07/11/2013 23:18 Responder

Do que adianta os coitados dos concurseiros se ferrarem de tanto estudar para tentar um vaga como servidor no Senado Federal.

Newton Cesar Acadêmico de Direito08/11/2013 1:30 Responder

Isto é uma verdadeira afronta ao estrado democrático de direito, pois vê se nítida e claramente o descumprimento legal, por parte daquele que deveria dar exemplo para todo o País. Espera se que de fato seja apurado a irregularidade, bem como sanado a deficiência e punidos os infratores da lei na medida de sua infração.

sebasti?o vasques desempregado por conta da terceiriza??o08/11/2013 3:03 Responder

Imaginem quantos votos terão aquele com poder para indicar. Asfaltar rua já não reelege mais.

Conheça os produtos da Jurid