Sarney diz ter orgulho do governo Lula

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou, na noite desta terça-feira (12), que tem orgulho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Agência Senado

Comentários: (2)




O presidente do Senado, José Sarney, afirmou, na noite desta terça-feira (12), que tem orgulho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita durante a cerimônia de anúncio das propostas de extensão do Programa Minha Casa, Minha Vida para municípios de até 50 mil habitantes, e de operações de financiamento habitacional no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC / Pró-Moradia).

- Fazem 25 anos que assumi a Presidência da República. Parece que é outro país. Estou aqui como ex-presidente para dizer da minha satisfação pelo governo extraordinário que nosso presidente está fazendo - disse na solenidade realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de diversos ministros, entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Também estiveram presentes governadores, prefeitos e parlamentares. Participaram, por exemplo, da cerimônia os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Sadi Cassol (PT-TO), João Ribeiro (PR-TO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

De acordo com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, serão investidos R$ 1 bilhão no que configuraria a segunda fase do Minha Casa, Minha Vida. Já foram selecionadas, de acordo com Fortes, 176 propostas apresentadas por municípios e 17 apresentadas por estados. A maior parte dos investimentos será destinada a pequenos municípios da região Nordeste.

Lançado em março do ano passado com a meta de construção de 1 milhão de moradias, o programa Minha Casa, Minha Vida atingiu até o momento, de acordo com o ministro, o número de 250 mil unidades contratadas.

Já os recursos destinados ao Pró-Moradia - R$ 2 bilhões, oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) - financiarão a produção de habitações e projetos de urbanização, com destaque para municípios atingidos por calamidades.

Moradia com dignidade

Em seu pronunciamento, a ministra Dilma Rousseff afirmou que, se essesinvestimentos tivessem sido feitos nos últimos 25 anos, os desastres que as chuvas têm provocado em cidades brasileiras poderiam ser evitados.

- Morar com dignidade e morar no que é seu são dois pilares da cidadania. Durante muito tempo, grande parte da população não teve acesso a esses direitos fundamentais, ficando sujeita a esses momentos em que a natureza se manifesta - disse.

Já o presidente Lula ressaltou a importância da continuidade desses investimentos nos próximos anos. Ele ressaltou que todos - presidentes, governadores, prefeitos, vereadores - "fomos permitindo que a população brasileira fosse se amontoando de forma inadequada".

- Todos têm responsabilidade. O importante é evitar que a irresponsabilidade permita que as pessoas construam casas em lugares inadequados. Existem leis, e elas são proibitivas - disse.

Congresso, relações institucionais e eleições

Dirigindo-se ao presidente Sarney, o presidente Lula agradeceu o apoio dado pelo Congresso aos projetos do governo. Lula se disse testemunha de que, na maioria das vezes, os projetos melhoram depois do debate democrático no Parlamento.

- O Congresso aprovou 99,99,9% das coisas importantes que nós mandamos. Muitas vezes, a gente manda um projeto de lei maravilhoso, um pônei que vocês transformam num camelo, mas muitas vezes a gente manda um camelo e vocês transformam num pônei, uma coisa muito melhor - disse.

O presidente da República previu que 2010 será "um ano muito importante para o país" e pediu aos prefeitos e governadores que "não permitam que a relação institucional entre os entes federados seja prejudicada pelo debate eleitoral".

Palavras-chave: Sarney

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sarney-diz-ter-orgulho-do-governo-lula

2 Comentários

Olympio Benicio dos Santos Neto estudante14/01/2010 4:52 Responder

Que puxa saquismo desnecessário.

Mary Estela Furtado desempregada14/01/2010 12:38 Responder

Todos os corruptos devem se orgulhar. Governo do Presidente LULA, deitam e rola ele nada vê. Parabéns pelo voto ao Presidente. se necessitar se defender use "ARRUDA" , não pega nada e nem devolvem nada Acorda Brasil!!!

Conheça os produtos da Jurid