Santa Catarina registra apenas 29,78% de aprovação em exame

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (2)




A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina aprovou apenas 29,78% dos bacharéis em Direito que se inscreveram para o primeiro Exame de Ordem do ano. Do total de 2.461 inscritos no exame, 1.346 - o equivalente a 54,69% dos candidatos - conseguiram ser aprovados na primeira etapa e, desses, apenas 733 obtiveram êxito na segunda fase e vão receber as carteiras de advogados. O resultado foi divulgado hoje (30) pela OAB catarinense.

A primeira fase (prova objetiva) é composta de 80 questões e foi realizada em 13 de março deste ano. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deveria acertar no mínimo 50% das questões. Somente os aprovados nesta primeira etapa podem prestar o exame da segunda fase, a prova prático-profissional, que em Santa Catarina foi realizada em 1º de maio. Nesta última etapa, o candidato teve de responder a três questões: uma peça profissional relacionada à área do Direito de opção do candidato e duas situações problemas.

O Exame de Ordem aponta se os bacharéis em Direito estão ou não aptos a exercer a profissão de advogado. O resultado final do total de aprovados no Estado catarinense pode ser levemente alterado, já que recursos para provas desta última fase ainda podem ser protocolados junto à Comissão de Exame de Ordem da Seccional.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/santa-catarina-registra-apenas-2978-de-aprovacao-em-exame

2 Comentários

Ronaldo Cesar Smek BACHAREL EM DIREITO01/07/2005 11:06 Responder

ACHO QUE ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ FURADA, JÁ QUE O PRAZO PRA RECURSO EXPIROU DIA 27 DE MAIO ATT SMÉK ESSE EXAME SERVE PRA AVALIAR SE O BACHAREL ESTÁ APTO OU NÃO. SERÁ?????? VEJAM O LINK ABAIXO, ANALISEM A PROVA QUE FIZ, E VEJAM SE NÃO SERIA DIGNA DE TER MERECIDO APROVAÇÃO!!!!!!! http://www.exame.oab-sc.org.br/documentos/ARQUIVOS/ppps/110339122.pdf

Maria Auxiliadora dona de casa03/07/2005 19:25 Responder

A educação de uma forma geral está fraca. Porém, entendo que a questão de reprovação na OAB está ligada a reserva de mercado. Se todos que terminam o curso forem ingressar na carreira isso seria um caos. Na maioria os advogados sobrevivem com prestação de serviços, no estado de são paulo, na assistência judiciária gratuita. Tem esposa de advogados que liga para saber quando o estado vai depositar os valores referentes à assistência pois estão com as contas de luz e telefone atrasadas. É uma situação que atinge de uma forma geral toda a população. A miséria pela qual o país atravessa.

Conheça os produtos da Jurid