Saiba como obter sucesso na carreira de Direito

Ex-aluno do Cesuca explica passo a passo para se dar bem na profissão e conseguir a tão sonhada aprovação no Exame da Ordem (OAB).

Fonte: Alysson Mello

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Cachoeirinha, 21 de junho de 2022 - Toda carreira exige muito foco, determinação, perseverança e principalmente muitos estudos. No curso de Direito não é diferente, visto que o mercado é bastante aquecido, com isso, estudar bastante é o caminho para uma carreira de sucesso.


Pensando nisso, Alysson Mello, egresso do curso de Direito do Centro Universitário Cesuca, advogado e Presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Cachoeirinha-RS, explica qual o melhor caminho para ter sucesso na profissão. “A estratégia de preparo é muito pessoal, pois cada um adota uma linha de estudo e é sempre importante que a gente estude de uma forma que nos motive a manter o foco da melhor forma possível, para isso, o aluno deve descobrir a melhor opção para ficar concentrado”, explica.


Alysson ressalta que para aqueles que têm dificuldade de concentração, o estudo compartilhado pode ser uma ótima alternativa. “Eu por exemplo, tenho dificuldade de concentração, então decidi junto com um colega, em fazermos turnos aos finais de semana com horas específicas para de fato nos reunirmos e estudarmos, já que enquanto o nosso desempenho se mantinha agradável, ajudávamos um ao outro, ou seja, estudar em conjunto, ter uma segunda pessoa foi muito importante, isso porque quando um não sabia, era só perguntar ao outro”, comenta.


A mesma técnica de estudo mencionada por Alysson, serviu também como forma de preparo para o Exame da Ordem, onde o mesmo realizou a prova e foi aprovado com sucesso. “Hoje a prova é dividida em algumas etapas, e existem matérias que possuem um peso muito maior do que outras, então você não pode disponibilizar o mesmo tempo de estudo para todas as matérias. É necessário reservar um tempo de estudo consideravelmente maior para trabalhista, penal e direito constitucional. Por isso, diluir seu tempo de estudo de acordo com o peso e quantidade de questões que a prova apresenta é essencial”, salienta.


O Exame da Ordem é muito concorrido, já que muitos alunos do curso de Direito sonham com a aprovação para trabalhar na área, e isso acaba gerando muito medo e ansiedade nos estudantes, pois é através da OAB que o aluno demonstra prática, conhecimento e capacitação para o exercício na advocacia.


“Eu acredito que muitas pessoas não conseguem atingir o mínimo estabelecido no exame por uma questão psicológica, pois é uma prova que te coloca num limite de nervosismo a todo o momento, porque o tempo é curto e as perguntas são longas. Mas felizmente eu foquei bastante, escolhi as melhores estratégias, consegui ir para a segunda fase e me tornar o tão sonhado advogado. Por isso, minha dica aos futuros advogados é irem estudando bastante ao longo da faculdade, dividindo os dias de estudo e preparo de acordo com sua necessidade”, orienta.


Além da possibilidade de se transformar em ótimos profissionais, os estudantes do curso de Direito também podem virar excelentes empreendedores, como aconteceu com Alysson. “Do meio para o fim da graduação, eu percebi o quanto eu podia empreender no direito. Quando comecei na área, eu consegui desenvolver até mesmo tarefas através do Instagram, mostrando minha graduação e depois compartilhando o meu trabalho. No início, muitas pessoas me abraçaram e disseram que quando tiverem uma causa vão me ligar e as pessoas estão me procurando, de certa forma me dá um alívio, e de fato a estratégia que eu imaginava para empreender na advocacia está se efetivando, então hoje eu consigo ter a autonomia que um empreendedor sempre sonhou”, opina.


Por fim, o ex-aluno do Cesuca dá dicas para os estudantes que cursam Direito. “Tudo o que vocês puderem aproveitar nesse período de graduação, aproveitem e se dediquem 100% na área do direito que vocês mais gostam, seja qual for, se destaque dentro dessa área porque você vai colher muitos frutos no futuro. Toda dificuldade e desafios fazem parte do processo de amadurecimento dentro da faculdade, e vai te preparando para o mercado de trabalho, por isso, ter paciência e compreensão desse momento é fundamental”, finaliza.


Confira o podcast Sempre Cesuca na íntegra:


Sempre Cesuca #24 - Alysson Mello (Prova da OAB, advocacia, empreendedorismo e muito mais) (cesucatalks.blogspot.com)


Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação é considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul e também está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br

Palavras-chave: Sucesso Carreira de Direito Aprovação Exame da Ordem Profissão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saiba-como-obter-sucesso-na-carreira-de-direito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid